Feira da Serra regressa mais jovem, com muito medronho… e um bar de praia

Na parte musical, o cartaz deste ano conta com os D.A.M.A, na quinta-feira, dia 28, seguindo-se um tributo aos Queen (29), Carlão (30) e Bonga (31)

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

É «com toda a emoção, toda a garra e toda a motivação» que a Feira da Serra regressa a São Brás de Alportel, de 28 a 31 de Julho. Depois de dois anos de interregno, o certame volta à Escola EB 2,3 Bernardo Passos, com um novo palco dedicado à juventude, o medronho como convidado especial e até… um bar de praia. 

A gastronomia, a música e o artesanato voltam a ser três dos pratos fortes da Feira da Serra que foi apresentada, em conferência de imprensa, esta quinta-feira, 21 de Julho.

Uma das grandes novidades é a criação do novo Palco Jovem que vai dar a conhecer jovens talentos algarvios.

Por esse palco, dinamizado em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude, passarão nomes como Mateus Verde (finalista das edições 2019 e 2020 do concurso “Música JA”), no primeiro dia, e Kristoman & RealPunch, no sábado, dia 20.

Esta será, de resto, uma Feira da Serra com um forte envolvimento da juventude: este ano, o certame conta com mais de 80 jovens voluntários, com idades entre os 14 e os 25 anos – um número recorde.

Tal expressa, na opinião de Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara de São Brás de Alportel, a «vitalidade da Feira da Serra» que «muito orgulha» as gentes são-brasenses.

 

Marlene Guerreiro Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Outra das novidades deste ano é uma «aposta maior» na questão ecológica, aliada à arte.

No primeiro dia de certame, será inaugurado um trabalho, sob coordenação da artista algarvia Joana Rocha, feito com base em garrafas de plástico que têm vindo a ser trabalhadas.

A isto soma-se o regresso dos copos reutilizáveis.

Tal como é habitual, todas as edições da Feira da Serra têm um convidado especial: este ano, a escolha foi para o medronho.

Assim, no Sítio do Medronho e no Palco Sabores, haverá a apresentação de vários projetos relacionados com este produto que é um dos ex-libris do Algarve.

«O medronho é algo nosso, da serra algarvia, que tem imensas utilizações. É um arbusto muito resiliente, até nos fogos, e é um produto extremamente importante para a economia do interior e do Algarve», disse Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, em declarações aos jornalistas.

Pelo recinto, não faltarão também produtores a vender medronho.

Um dos novos espaços este ano é o “Mar da Serra” porque «inovar a tradição é mesmo a Praia da Feira da Serra».

Neste local, haverá um bar de praia para que se dê a conhecer os «bons produtos do Algarve» e se ensine a «respeitar o oceano».

Segundo Vítor Guerreiro, a Câmara Municipal está «muito motivada» com o regresso deste que é o grande certame de São Brás de Alportel.

«Acreditamos que podemos esperar quatro noites de grandes emoções. Sentimos a grande motivação e entusiasmo da nossa população para montar de novo a Feira da Serra», considerou.

É que «este é um evento com alma porque cada são-brasense dá um pouco de si: toda a montagem, a dinâmica é feita pela nossa comunidade, pelos funcionários da câmara, voluntários, movimento associativo», acrescentou.

 

Foto: Pedro Lemos|Sul Informação

 

Na parte musical, o cartaz deste ano conta com os D.A.M.A, na quinta-feira, dia 28, seguindo-se o tributo aos Queen (29), Carlão (30) e Bonga (31).

A Feira da Serra terá um total de 18 espaços (Sítio do Medronho, Aldeia Serrana, Encontro de Sabores, Encontro de Saberes, Encontro de Ofícios, Picadeiro, Sítio dos Animais, Sítio dos Curiosos, Praça do Município, Palco Principal, Palco Sonoridades, Palco Sabores, O Mercado vai à Feira, Sítio do Vinho, Jardins da Serra e do Barrocal, Praça da Diversão, Palco Jovem e Mar da Serra).

Este ano o orçamento para a Feira da Serra, que conta com um número recorde de parceiros e patrocinadores, ronda os 300 mil euros.

«A Feira da Serra é um evento com retorno direto nestes dias, mas também ao longo do ano porque muita gente volta a São Brás de Alportel para aqui comprarem os produtos que conheceram. Este é um investimento importante na economia, nas pessoas, no artesanato e a autarquia tem esta obrigação», considerou o autarca Vítor Guerreiro.

«Acima de tudo, após dois anos de pausa, a emoção é grande por voltarmos a um evento como este e o que queremos é que quem nos visita regresse no dia seguinte», concluiu.

A Feira da Serra abre as portas sempre às 19h00. Os bilhetes custam 4,5 euros (diário individual), mas é possível comprar um ingresso de quatro dias por 14 euros. Há ainda a modalidade de bilhete família, por 14 euros.

 

 



Comentários

pub