DRCAlg apresenta atividades do projeto Magallanes_ICC a 4 de Julho, em Monchique

Entre as 17h30 e as 19h30, no edifício da Junta de Freguesia de Monchique

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) vai apresentar as atividades no âmbito do projeto Magallanes_ICC à comunidade no próximo dia 4 de Julho, entre as 17h30 e as 19h30, na Sala Manuel Martins, situada no edifício da Junta de Freguesia de Monchique. 

De acordo com a DRCAlg, este é um projeto de cooperação transfronteiriça (Interreg), que reúne vários parceiros do Alentejo, Algarve e Andaluzia para trabalhar a temática das Indústrias Culturais e Criativas, com inspiração na passagem dos 500 anos da viagem de circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães, evocando o seu carácter pioneiro, criativo e inovador.

A Direção Regional de Cultura encontra-se neste projeto a trabalhar no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves) para estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da “participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI”.

O objetivo é, segundo a entidade, «promover uma transferência de conhecimento histórico, validado pela comunidade científica, para o sector cultural e criativo, apresentando-o, tal como ao património associado, como recursos criativos e de potencial económico de interesse para a criação de produtos inovadores, sustentáveis e identitários».

A apresentação e enquadramento do projeto estará a cargo de Susana Calado Martins, à qual se segue as intervenções de Rui Manuel Loureiro, sobre “Fernão de Magalhães e a Primeira Globalização”, e de Patrícia de Jesus Palma, a respeito das “Indústrias Culturais e Criativas: Conceitos, Desafios e Oportunidades”.

A sessão de apresentação em Monchique será a primeira ligação do projeto à comunidade, tento entrada gratuita, mas sujeito à lotação da sala.

Ainda na mesma semana terá início o Ciclo de Encontros de História, com a conferência de Valdemar Coutinho, intitulada “Fortes e Fortalezas do Barlavento Algarvio ao Tempo dos Descobrimentos”, a realizar em Vila do Bispo, a 8 de Julho, entre as 17h30 e as 19h30.

No dia 22 do mesmo mês regressa-se a Monchique, no mesmo horário, para uma conferência da responsabilidade de Filipe Castro, com o tema “Construir e armar caravelas algarvias na primeira modernidade”. Após cada uma das conferências do Ciclo Encontros de História terá lugar uma sessão de design territorial com a comunidade criativa, onde se trabalhará o mesmo tema, mas sob uma diferente abordagem.

O projeto Magallanes_ICC é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

A sessões do dia 4 e do dia 22 de Julho contam com o apoio logístico da Câmara Municipal de Monchique e da Junta de Freguesia de Monchique. Já a sessão do dia 8 de Julho beneficia do apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.



Comentários

pub