Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo, o Cineteatro Louletano, em Loulé, e o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, lançaram um novo programa de apoio à Criação Artística na área das Artes Performativas denominado Projeto CASA, integrando uma residência de longa duração, bem como as respectivas antestreia, estreia absoluta e subsequente apresentação. As candidaturas estão abertas até 11 de Setembro

Cada apoio, no montante de 25 mil euros, o apoio inclui uma residência de dez semanas com todas as despesas de estadia e alimentação incluídas.

Segundo os promotores, o Projeto CASA «procura ser um estímulo à criação nas áreas da dança, teatro, performance e cruzamentos disciplinares e um contributo para um apoio à criação nas referidas áreas».

recrutamento zoomarine 2025

Este programa, prosseguem, «visa contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade dos percursos dos criadores nacionais ou residentes em Portugal. Procura igualmente incentivar a experimentação e renovação das linguagens de palco, propondo um processo criativo alicerçado em residências de longa duração dando resposta às necessidades técnicas e de produção dos artistas selecionados».

O Espaço do Tempo assegura o acolhimento em residência para os projetos selecionados, por um período de oito semanas, onde se inclui a respetiva antestreia. Após este período, a equipa do projeto terá mais duas semanas de preparação em residência (seja no Centro Cultural Vila Flor ou no Cineteatro Louletano) incluindo a respetiva estreia absoluta, após a qual deverá apresentar a sua criação na restante entidade coprodutora.

Durante o período de criação, antestreia, estreia absoluta e espetáculo, serão garantidas todas as despesas de estadia e refeições, bem como comparticipadas as deslocações. Os espaços de ensaio serão tecnicamente equipados, usufruindo ainda os artistas de apoio técnico e produção.

Neste aviso de abertura, serão selecionados dois projetos que devem ser apresentados em 2023. O primeiro, orientado para o teatro e cruzamentos disciplinares, terá estreia no Festivais Gil Vicente, no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), entre 29 de Maio e 10 de Junho.

O segundo projeto selecionado, na área da dança e cruzamentos disciplinares, terá estreia no Cineteatro Louletano, no âmbito da abertura da temporada, entre 11 e 22 de Setembro.

O júri, pertencente às três instituições parceiras do Projeto CASA, será constituído por Rui Horta, Pedro Barreiro, Rui Torrinha, Dália Paulo e Paulo Silva.

As candidaturas abriram a 21 de Julho e encerram a 11 de Setembro. O formulário de candidatura está disponível no website das três instituições.

Os resultados serão divulgados a 22 de Setembro.

 



festival do marisco de olhao
gala do desporto

Também poderá gostar

O almirante Henrique Gouveia e Melo, fala aos jornalistas durante o ‘What’s Next Summit 2025’, encontro global que reúne líderes empresariais, decisores políticos e inovadores para refletir sobre o futuro das empresas e da sociedade em tempos de incerteza abordando o tema “A importância da robótica na exploração marinha”, evento promovido pela Porto Business School, no Porto, 01 de abril de 2025. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Gouveia e Melo confirma que é candidato às presidenciais e apresenta candidatura a 29 de Maio

livro do mês

A Trilogia de Copenhaga, de Tove Ditlevsen: a escrita como recusa de ilusão

jovens-adolescente

Negligência e violência são principal motivo das medidas de proteção de 13 mil menores