Alunos de Loulé andaram a «descobrir a natureza» com a LPN

Projeto da LPN envolveu alunos de escolas de vários pontos de Portugal

Alunos de Loulé andaram a «descobrir a natureza ao seu redor», no âmbito de um projeto de Literacia para a Floresta da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), que envolveu mais de 1700 alunos de escolas de Norte a Sul do país.

Este foi o segundo ano letivo consecutivo em que a iniciativa foi promovida. Em 2021/22, o projeto alcançou «uma taxa de adesão superior a 200% face ao ano anterior» e envolveu estudantes dos municípios de Arronches, Braga, Leiria, Loulé, Maia, Sintra, Torre de Moncorvo, Torres Vedras e Vila Nova de Famalicão.

Ao longo do ano, os alunos envolvidos beneficiaram de «uma experiência enriquecedora que associa a sala de aula à natureza, levando-os a descobrir e valorizar as florestas da região onde habitam», segundo a LPN.

«O projeto tem por base o acompanhamento de cada turma ao longo de praticamente todo o ano letivo, através da realização de cinco ações: três teóricas com um forte pendor pedagógico, onde se apresenta a floresta enquanto ecossistema no mundo e em Portugal, a sua biodiversidade, os seus valores, serviços que presta e ameaças; uma saída de campo a uma floresta da região para contacto com a Natureza e consolidação do conhecimento adquirido; e um encontro municipal final para avaliação do projeto que conta com a participação de todos os envolvidos», descreveu a associação.

De acordo com Ana Sofia Ribeiro, coordenadora do Departamento de Sensibilização, Educação e Formação Ambiental da LPN e do projeto de Literacia para a Floresta, «o elemento diferenciador deste projeto passa pelo trabalho contínuo com os alunos e por torná-los agentes ativos na preservação da floresta local, seja na sua identificação e exploração/descoberta ou até mesmo na criação de ações concretas e simples que poderão ser replicadas por cada um de nós».

Rúben Oliveira, membro da Direção Nacional da LPN revela, por seu lado, que «no ano letivo 2022-2023 iremos apresentar um projeto enriquecido pelas opiniões de nos chegaram de todo o país».

«Além do módulo que temos vindo a implementar, iremos incluir um novo dedicado aos temas da perda da biodiversidade, escassez de recursos naturais e alterações climáticas, tendo sempre por base os ecossistemas florestais», acrescenta o dirigente.

As inscrições para o projeto de Literacia para a Floresta no próximo ano letivo estão agora abertas e decorrem até Setembro. Entidades como as comunidades intermunicipais e os municípios podem inscrever-se diretamente, fazendo chegar a sua intenção por e-mail à LPN, enquanto as escolas e professores interessados terão de fazer passar o seu interesse pelos órgãos municipais.

 

 



Comentários

pub