“Usos e Memórias da Água” é tema de Curso Livre de História do Algarve

No Campus das Gambelas da Universidade do Algarve

“Usos e Memórias da Água” é o tema de mais um Curso Livre de História do Algarve, que vai decorrer de 5 a 28 de Julho, às terças e quintas-feiras, entre as 18h00 e as 20h00, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, em Faro.

As sessões vão ter lugar no Anfiteatro D do Complexo Pedagógico do Campus de Gambelas, exceto a de dia 7, que  decorrerá no Anfiteatro Teresa Gamito.

«A presença ou ausência da água, doce ou salgada, são fatores historicamente determinantes na definição das comunidades, nomeadamente na forma como se estabelecem nos territórios, os ocupam e exploram. A água e a relação estabelecida com esse recurso são fatores de primeira ordem para a organização das sociedades, para a cultura dos povos e para os aspetos fundamentais dos seus hábitos e mundivisão», descreve o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, que organiza o evento.

«Assim, ao longo das nove sessões que compõem o curso procurar-se-á explorar a utilização histórica desse recurso e o património material e imaterial que resulta da sua relação, exploração e aplicação na região algarvia. Cada uma das sessões do curso ficará a cargo de vários especialistas nestas áreas e esta edição prevê, ainda, a realização de uma visita guiada aos Banhos Islâmicos de Loulé», acrescentam.

A inscrição custa 15 euros para estudantes e funcionários da UAlg, 20 euros para antigos estudantes e 40 euros para o restante público. Os interessados devem inscrever-se online.

 

 



Comentários

pub