Algarve e Baixo Alentejo sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Este fim de semana, as temperaturas no distrito de Beja poderão chegar aos 40ºC e no de Faro aos 34ºC

As temperaturas vão subir este fim de semana prolongado, podendo chegar aos 40ºC no Alentejo, e, por isso, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) coloca quase todo o país em aviso amarelo. 

No Algarve, onde a temperatura máxima até domingo, 12 de Junho, poderá chegar aos 34ºC, o aviso amarelo de tempo quente é válido entre das 12h00 desta quinta-feira, dia 9, e as 18h00 de sábado, 11.

Já no Baixo Alentejo, onde as máximas no domingo chegam aos 40ºC, o aviso amarelo começa na sexta-feira, dia 10, às 9h00, e estende-se até sábado, 11, às 18h00.

Em comunicado enviado às redações, o IPMA frisa que «entre os dias 9 e 13 de Junho em Portugal continental prevê-se uma situação de tempo quente, devido a uma massa de ar tropical proveniente do norte de África/Península Ibérica».

Assim, o IPMA prevê «uma subida dos valores de temperatura, em especial da máxima, e nos dias 9 e 10, atingindo-se na generalidade do território valores entre 30 e 35°C, com os valores mais elevados, da ordem de 40°C, na Beira Baixa, vale do Tejo e interior do Alentejo».

O Instituto frisa ainda que no dia 13 a tendência aponta para uma descida dos valores de temperatura, em especial da máxima, entre 2 e 5°C, que se deverá estender ao dia seguinte.

«A temperatura mínima deverá subir no dia 10, prevendo-se noites tropicais (Tmin>20 °C) no interior, em especial do Centro e Sul, e no Sotavento algarvio», lê-se ainda na nota.



Comentários

pub