Andebol Clube Olhão promove Torneio de Veteranos Hélder Lemos

ACO já tem cerca de 60 atletas de várias idades inscritos

O III Torneio de Veteranos Hélder Lemos de andebol, que irá ter lugar no Pavilhão Municipal de Olhão, no dia 16 de junho, vai presentear os adeptos com quatro jogos de equipas veteranas e mais quatro jogos de apresentação dos escalões de formação do Andebol Clube Olhão, de bambis mistos, minis mistos, sub-13 feminino e sub-16 masculino.

«O evento homenageia a coragem, a força e a determinação empenhadas por Hélder Lemos para reerguer o andebol em Olhão, o que inspirou a criação do Andebol Clube Olhão (ACO)», explica a agremiação desportiva.

A equipa de andebol de seniores do Sporting Clube Olhanense (SCO), da qual Hélder Lemos era atleta, faz questão de estar presente no evento, com um momento de demonstração de habilidades. A participação de Hélder Lemos nesta equipa «ficou marcada pela sua abnegação, amizade ao próximo e empreendedorismo».

A equipa esteve no seu melhor durante a década de 1990, representando a cidade de Olhão com toda a dignidade, e em 1992 conseguiram ascender à 2ª divisão nacional, assinalando-se agora os 30 anos deste feito.

«Não poderia ser melhor altura para uma merecida homenagem ao companheiro e amigo Hélder Lemos, recentemente falecido de forma inesperada, deixando muita saudade na comunidade do andebol local», explica o ACO.

O ACO foi fundado no dia 20 de fevereiro de 2019, com o objetivo de dar continuidade à história que a modalidade tem na Cidade de Olhão. A sua primeira época desportiva iniciou-se em setembro desse mesmo ano, mas rapidamente houve uma paragem forçada, devido à pandemia de covid-19. Apesar desse condicionalismo, hoje o ACO conta com os escalões de formação de manitas, bambis, minis, uma equipa feminina de sub-13 e equipas masculinas de sub-14 e sub-16, num total de
cerca de 60 atletas inscritos.

Além dos escalões de formação, os Masters Andebol Algarve, equipa masculina de veteranos, têm representado Olhão no Campeonato Nacional de Veteranos – PO40, ocupando a 3ª posição na Fase Final do Grupo 2.

Esta equipa venceu o II Torneio de Veteranos Hélder Lemos e irá, juntamente com o ACO, organizar e competir no III Torneio de Veteranos Hélder Lemos, que irá decorrer no Dia de Olhão.

 
 



Comentários

pub