Manuel Pires (Santa Maria Petisca Ria) é finalista do concurso Chefe Cozinheiro do Ano

Final ainda não tem data marcada

Manuel Pires, do restaurante Santa Maria Petisca Ria, em Faro, é um dos seis finalistas do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, o mais importante concurso do género em Portugal. A final ainda não tem data marcada. 

Para chegar à final, Manuel Pires venceu a etapa regional Sul e Ilhas, disputada a 11 de Maio.

O chef apresentou um menu composto por biqueirão, ostra e gamba da costa (entrada), bacalhau, línguas e chícharos (prato de peixe), coelho bravo, feijoca e segurelha (prato de carne), melosa, figueira e laranja (sobremesa).

Tudo foi cozinhado durante a prova com a duração de 4 horas e 30 minutos.

Surpreendido com a vitória, Manuel Pires confessou que «não estava nada à espera de ganhar».

«Tive algumas dificuldades durante a prova mas acabou bem», disse.

Em relação à preparação para a prova e à escolha do menu, o chef explicou que resolveu usar «os sabores do Algarve, onde estou, com produtos muito bons. Treinei muito bem os pontos de cozedura de cada prato».

Na final, Manuel Pires terá como adversários Ana Magalhães, do Six Senses Douro Valley (Lamego), Fábio Santos, do restaurante Landeira (Tomar), Helena Castro, do Antiqvvm (Porto), Nuno Ferreira, do Bairro Alto Hotel (Lisboa) e Pedro Larcher, do Atelier Henrique Sá Pessoa (Lisboa).

Os suplentes são Hugo Dias de Castro, do Pastus em Oeiras, e Carlos Torres, dos restaurantes Elêbe.

Além do título de chefe cozinheiro do ano, atribuído ao concorrente que obtiver maior pontuação na final Nacional, serão também atribuídas as distinções Helmut Ziebell, ao prato e concorrente que reúna consenso no júri pela sua criatividade, o prémio Virgílio Nogueiro Gomes, atribuído ao prato que revele com maior evidência a evolução da cozinha portuguesa, e o Prémio Sustentabilidade Makro, para o concorrente que revele maior atenção e compromisso com práticas de sustentabilidade durante a sua prova.

A final nacional irá acontecer em data e local a anunciar.

 

 



Comentários

pub