As poeiras do deserto estão de volta e afetam a qualidade do ar no Algarve e Alentejo

Hoje e amanhã

Imagem: MeteoAlentejo

As poeiras do Norte de África estão de volta e vão afetar a qualidade do ar, «com maior expressão nas regiões de Alentejo e Algarve», hoje e amanhã, sexta-feira e sábado, avisou a Direção Geral de Saúde.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as poeiras são a consequência de uma massa de ar quente, associada a uma corrente de sul.

Esta corrente transportará «poeiras do norte de África, em níveis médios e altos da troposfera», que podem motivar a «redução de visibilidade», além dos potenciais perigos para a saúde.

Num comunicado, a DGS  alerta para a «ocorrência de uma situação de fraca de qualidade do ar no Continente para o dia 20 de Maio, podendo ainda ter efeitos no dia 21 de Maio».

«Esta situação deve-se à intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão e que atravessa Portugal Continental, com maior expressão nas regiões de Alentejo e Algarve, devido ao aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar», explica a mesma entidade.

 

 

«Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações», acrescenta.

Desta forma, avisa a DGS, «a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes».

Já os grupos mais vulneráveis, nomeadamente «crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, e doentes do foro cardiovascular», para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, «devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas».

Outra consequência das poeiras em suspensão poderá ser a diminuição da temperatura do ar.

Segundo o site MeteoAlentejo, a concentração extremamente elevada destas poeiras «vai encobrir o sol, impedindo que as temperaturas atinjam valores mais elevados, como se chegou a especular».

 

 



Comentários

pub