Albufeira promove caminhada para contar “Uma História com Milhões de Anos”

No percurso pedestre do Planalto do Escarpão

Albufeira vai promover a “Caminhada no Algarvensis: Uma História com Milhões de Anos” no seu mais recente percurso pedestre, denominado Planalto do Escarpão (PR4 ABF), no dia 29, domingo, às 9h00.

O ponto de encontro para esta caminhada fácil (nível II) de oito quilómetros, com duração de aproximadamente três horas, é no Castelo de Paderne.

A iniciativa tem lugar no âmbito da Semana Europeia de Geoparques, que decorre de 21 de Maio a 6 de Junho, e de forma integrada com o projeto do aspirante Geoparque Algarvensis.

Quem participar nesta caminhada vai «poder conhecer o único local no Este algarvio onde é possível observar uma das sequências mais completas dos sedimentos acumulados no Oceano Tethys no Jurássico Superior (161,2 a 145,5 milhões de anos), que originou o Oceano Atlântico Central, bem como conhecer o interior e os trilhos do concelho», segundo a Câmara de Albufeira.

Para conhecer este antigo oceano é recomendado «calçado confortável e apropriado para a atividade, água e protetor solar».

A ação é gratuita e de inscrição obrigatória, que deve ser feita até ao dia 26 de Maio, através do email [email protected] ou do telefone 289599540. Os caminhantes devem indicar o nome completo, data de nascimento e número de identificação fiscal, para efeito de seguro de acidentes pessoais. A atividade está limitada a um total de 20 participantes.

«O aspirante Geoparque Algarvensis é uma área territorial com um património geológico de grande relevo situado na região do Algarve. O projeto alia o desenvolvimento do interior algarvio através da promoção de atividades de geoturismo com a geoconservação e um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental», enquadra a autarquia.

A “Caminhada no Algarvensis: Uma História com Milhões de Anos”, é uma iniciativa do aspirante Geoparque Algarvensis, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira, constituindo um marco regional nas comemorações da Semana Europeia de Geoparques deste ano.

 

 

 



Comentários

pub