Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Os moinhos de vento de Odemira e da Longueira estão hoje, dia 7, abertos a visitas da população e dos turistas, para assinalar o Dia Nacional do Moinhos e assim destacar «estes importantes símbolos na paisagem e na história das comunidades».

O moinho de vento de Odemira é visitável todos os dias úteis, no horário das 9h00 ao meio dia e das 13 às 17 horas. Aqui o público pode ter contacto com o processo tradicional de moagem do cereal, com a possibilidade de aquisição de farinha de milho e trigo.

Por seu lado, o moinho da Longueira abre as suas portas também de segunda a sexta-feira, das 9h00 ao meio dia e das 13 às 16 horas. São ambos património do Município de Odemira. As entradas são gratuitas.

infraquinta rumo à sustentabilidade

No dia 9 de Abril, sábado, a Junta de Freguesia de Longueira/Almograve promove uma Tarde Cultural no Moinho de Vento da Longueira, entre as 14h00 e as 18h00, com animação musical pelo grupo Brasa Doirada e apontamentos de gastronomia tradicional com papas de milho e filhós confecionadas no local. Em paralelo será comemorado o Dia Mundial da Atividade Física.

Assinalado a 7 de abril, o Dia Nacional dos Moinhos foi criado pela Rede Portuguesa de Moinhos com o objetivo de despertar a atenção da população para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, bem como motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, autarquias, museus, associações, investigadores, molinólogos e amigos dos moinhos para a sua salvaguarda e divulgação.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
vila vita parc white asparagus

Também poderá gostar

pedro abrunhosa

De Abrunhosa e Palma a Sara Correia, arranca o Festival Alentejo Encantado

livro do mês

A Trilogia de Copenhaga, de Tove Ditlevsen: a escrita como recusa de ilusão

Schola Cantorvm Colegiada De Cedofeita_1

Um concerto em torno de Maria e música espiritual marcam Terras sem Sombra em Arronches