Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O município de Lagos vai celebrar os 48 anos do 25 de Abril com iniciativas institucionais, culturais e recreativas alusivas à “Revolução dos Cravos”. 

As celebrações começam no dia 25 deste mês, às 9h30, com as tradicionais cerimónias de hastear da bandeira, largada de pombos (pelas associações columbófilas de Lagos e de Odiáxere) e sessão solene que conta com intervenção das várias forças políticas do concelho e a presença das associações locais e público em geral. Este momento contará ainda com a participação do Grupo Coral de Lagos e da banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio através de apontamentos musicais.

Às 11h00 começa a  visita guiada “O 25 de Abril em Lagos”, uma iniciativa que passará por locais associados às operações militares ocorridas em Lagos no curso da Revolução de Abril, bem como noutros espaços evocativos da nova realidade democrática surgida no nosso país a partir dessa data.

Banner lateral albufeira

O “Almoço Comemorativo” também está de regresso este ano, no restaurante Adega da Marina. As senhas podem ser adquiridas nas juntas de freguesia ou no Centro Cultural de Lagos e têm o valor de 10 euros.

As celebrações terminam às 16h00, no Centro Cultural de Lagos, com o concerto “Pela Santa Liberdade”, do artista Afonso Dias, e uma evocação do Hino da Maria da Fonte, escrito em 1846 por Ângelo Frondoni e Paulo Midosi. Para este momento, os bilhetes podem ser adquiridos na receção do Centro Cultural ou através da Ticketline.

No Facebook do município serão ainda divulgados vídeos alusivos à data e haverá apresentação dos trabalhos da iniciativa “A Câmara convida a pensar Abril”. Este é um convite dirigido a todos os lacobrigenses, de várias faixas etárias, para prepararem ilustrações, poemas ou fotografias inspirados na efeméride, que podem ser enviados até 21 de Abril para [email protected].

 



inframoura cada gota importa
teatro das figuras

Também poderá gostar

Não se pode, Não se pode (ensaio) ©JoãoVersosRoldão, TNDMII (1)

Espetáculo infantil «Não se pode! Não se pode!» estreia-se em Lagos

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel

a "Toalha da Unidade – Toalha da Vitória da Ucrânia" é um “projeto iniciado em 2024 em Tallinn (Estónia) por ocasião do Dia dos Defensores e Defensoras da Ucrânia. O seu principal objetivo é unir ucranianos de todo o mundo através do bordado conjunto de toalhas, simbolizando a unidade, a força de espírito e a aspiração à vitória”.
A toalha tem estado a ser elaborada em vários locais, incluindo Lagos, onde será exposta no dia 6, recebendo nesse momento as partes que foram confecionadas no concelho. O ato vai ser protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal e pela presidente da Assembleia Municipal de Lagos, na presença do presidente da Oranta, do executivo municipal e de todas as entidades que pretendam testemunhar este momento simbólico de solidariedade pela causa do povo ucraniano e defesa da paz

Exposição em Lagos mostrou a «riqueza cultural» da Ucrânia