Biblioteca de Loulé apresenta livro “Nave do Barão – Memória e Identidade” a 28 de Abril

Este é um projeto editorial de um grupo de 15 pessoas naturais ou residentes na Nave do Barão

A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, apresenta o o livro “Nave do Barão – Memória e Identidade”, no próximo dia 28 de Abril, às 18h30, no âmbito da rubrica “Livros Abertos”.

Este é um projeto editorial de um grupo de 15 pessoas naturais ou residentes na Nave do Barão. “Nave do Barão – Memória e Identidade” aborda assim temáticas como as mulheres e os homens da Nave do Barão, a sabedoria popular, tradições, crenças e mitos, associativismo e dinâmicas sociais, vida rural e atividade económica, plantas silvestres, gastronomia, entre outras.

«Este livro convida o leitor para uma viagem no tempo, ao revisitar memórias, mapear percursos em terra rubra de sonhos e dar visibilidade ao pulsar de uma aldeia interior, no coração do Algarve Central, com os seus ritmos e ciclos de vida, marcados pelas estações do ano e os momentos socialmente significativos, característicos do mundo rural», refere a Câmara Municipal de Loulé relativamente ao  projeto editorial que «nasce de um ato de amor a uma aldeia do Barrocal algarvio».

Esta «pretende ser uma narrativa ilustrada, feita de muitas fontes orais e pesquisas documentais, com diferentes olhares, e sobretudo de múltiplas vivências de pessoas concretas, que, animados pela esperança, no seu labor e devir coletivo, lutaram ao longo de séculos por uma vida e um mundo melhor».

A obra é uma edição da Biblioteca Maria da Conceição Guerreiro, valência da Associação “Os Barões”, numa parceria com a Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Salir, Casa da Tita, Stressaway e Morgan’s Nature Walks.

A apresentação de dia 28 estará a cargo de Alberto Melo e Júlio Sousa e tem entrada livre.

 



Comentários

pub