Helena Carreiras na Defesa, José Luís Carneiro na Administração Interna, Elvira Fortunato na Ciência e Ensino Superior e João Costa na Educação. Estas são algumas das novidades do elenco de ministros, avançado esta quarta-feira, 23 de Março, pela SIC.
A lista conta, de resto, com várias mudanças face ao último Governo de António Costa.
Começando pelos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho é, segundo a SIC; o novo ministro, deixando a pasta da Defesa Nacional, assumida agora por Helena Carreiras, professora universitária.
Na Administração Interna, o novo titular deverá ser José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, ocupando o lugar deixado por Francisca Van Dunem.
Outra novidade é na Justiça, com Catarina Sarmento e Castro a ser o nome avançado pela SIC.
Fernando Medina, antigo presidente da Câmara de Lisboa, ganha agora lugar no Governo – era, de resto, um nome há muito apontado para as Finanças.
Ana Catarina Mendes, ex-líder parlamentar do PS, também se torna ministra: neste caso Adjunta e dos Assuntos Parlamentares.
Os Ministérios do Mar e da Economia fundem-se num só – o que já foi confirmado pelo Governo – com António Costa e Silva, o mentor do Plano de Recuperação e Resiliência, a assumir ambas as pastas.
Também na cultura, a SIC avança com um novo nome: André Moz Caldas, antigo secretário de Estado, deverá ser o novo ministro, bem como Elvira Fortunato na Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Na Educação, há a subida a ministro de João Costa, também ele ex-secretário de Estado, e Duarte Cordeiro, tido como um dos braços direitos de António Costa, torna-se ministro do Ambiente e Ação Climática, rendendo João Matos Fernandes no cargo.
O restante elenco ministerial mantém-se: Ana Mendes Godinho (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), Marta Temido (Saúde), Pedro Nuno Santos (Infraestruturas e Habitação), Ana Abrunhosa (Coesão Territorial) e Maria do Céu Antunes (Agricultura e Alimentação).