Projeto de Turismo Científico arrancou no Centro Ciência Viva de Lagos

Equipa de investigação prevê abordagem prática que integra estratégia mais ampla para o Turismo de Ciência, a Comunicação da Ciência e a disseminação de conteúdo científico

A primeira reunião dos participantes do projeto de investigação SciTour ocorreu na passada quarta-feira, dia 23, no Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL), entidade promotora, em parceria com a Universidade do Algarve.

O Projeto SciTour funcionará como uma ponte entre Educação, Ciência, Comunicação e Turismo, ou seja, um elemento unificador entre estas áreas do conhecimento.

Segundo os seus promotores, «SciTours é, assim, um projeto de investigação que explora e desenvolve o Património Natural e Cultural do Barlavento Algarvio como produto do Turismo Científico, nas áreas de Geologia, Paleontologia, Arqueologia e Biodiversidade Marinha, visto que são estas as áreas que apresentam maior potencial na nossa área de intervenção. São recursos sustentáveis que atualmente estão subvalorizados, subdesenvolvidos e subutilizados».

O investigador principal é Luís Azevedo Rodrigues, diretor executivo do CCVL, tendo como co-investigadora principal, Cláudia Henriques, do CINTOURS da Universidade do Algarve.

Participam neste projeto de investigação, além da equipa do Centro Ciência Viva de Lagos e da Universidade do Algarve, as Universidades de Lisboa e do Minho e um investigador da Universidade de Aveiro.

O turismo é a indústria mais significativa da região, o Algarve já beneficia da existência de acessibilidades e infraestruturas para os visitantes que facilita a implementação e o desenvolvimento do Turismo Científico como um novo produto que ajuda a diversificar a oferta atual e a contrariar a sazonalidade do turismo, sendo sustentável ao longo de todo o ano e adequado ao mercado interno e externo.

A equipa de investigação prevê uma abordagem prática que integra uma estratégia mais ampla para o Turismo de Ciência, a Comunicação da Ciência e a disseminação de conteúdo científico. Esta nova abordagem, reuniu o interesse e o apoio dos municípios locais, operadoras, Região de turismo do Algarve e outras partes interessadas. O objetivo coletivo é realizar a pesquisa, desenvolver as ferramentas e produzir.

Este este projeto de investigação é apoiado por Fundos FEDER através do programa CRESC Algarve 2020. SciTour – ALG-01-0145-FEDER-072585.

 

Vídeo de apresentação do SciTour

 



Comentários

pub