Município de Lagos divulga ações de solidariedade com a Ucrânia

Em estreita relação com a Associação dos Ucranianos do Algarve

Recolha de bens, mediação para acolhimento de refugiados, apelo a voluntários que possam ajudar no processo de integração destes refugiados. Estas têm sido, em resumo, as iniciativas que a Câmara de Lagos tem apoiado, na sequência da «situação de crise humanitária decorrente na guerra da Ucrânia».

Trabalhando em estreita relação com a Associação dos Ucranianos do Algarve, a autarquia tem estado a coordenar, desde o primeiro momento, uma campanha de angariação de bens urgentes e necessários aos refugiados, nomeadamente ao nível dos produtos alimentares não perecíveis, leite e medicação.

Estes bem são transportados para os países fronteiriços com a Ucrânia para apoiar estas famílias.

A recolha dos bens está a decorrer nas Juntas de Freguesia do concelho (dias úteis, 9h00-16h30) e nos Bombeiros Voluntários de Lagos (diariamente, 18h00-20h00). A comunidade escolar dos agrupamentos do concelho também está a colaborar nesta causa.

A autarquia está igualmente a fazer a mediação para o acolhimento de refugiados, nomeadamente através da disponibilização de um formulário para que os mais solidários que tenham possibilidade de acolhê-los temporariamente em quarto, casa ou apartamento possam fazê-lo de forma mais célere.

O formulário está disponível aqui, podendo ligar para o número 965 989 776 para questões ou informações.

A Câmara Municipal de Lagos lançou, entretanto, um novo apelo a voluntários que possam ajudar no processo de integração destes refugiados junto da comunidade portuguesa, nomeadamente pessoas com domínio da língua ucraniana que estejam disponíveis para orientar e mediar os recém-chegados da Ucrânia. Quem tiver essa disponibilidade, deve preencher o formulário disponibilizado aqui.

Através do IEFP, está também em curso a iniciativa “Portugal for Ukraine”, pelo Governo português, que visa apoiar os cidadãos ucranianos que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal.

Foi disponibilizado um formulário para que as empresas portuguesas se possam mobilizar e disponibilizar para acolher e contratar estes cidadãos, o qual está disponível aqui.

 

 



Comentários

pub