“Mulher”: um projeto para ver até hoje na ArQuente

A entrada é livre

Foto: Glantosz

Como é ser mulher? A pergunta é o mote para um projeto, do jovem artista Glantosz, que pode ser vista até este domingo, 20 de Março, na Galeria Arco, da Associação ArQuente, em Faro. 

“MULHER” BY GLANTOSZ é uma instalação artística composta por uma exposição de quatro fotografias de grande formato, acompanhadas por entrevistas em áudio e por conteúdos em vídeo-áudio.

O primeiro dia da iniciativa, na passada sexta-feira, ficou também marcado pelo lançamento do tema musical “Mulher”, composto pelo autor.

Para criar este projeto, cuja ideia, e primeira versão, nasceu em 2020, o jovem artista farense entrevistou várias mulheres vítimas de violência.

Nesta exibição, que é uma espécie de remake do projeto original, podemos ouvir os testemunhos de uma vítima de violência sexual e de uma vítima de violência doméstica. Já as fotografias, mesmo não revelando a identidade das participantes, dizem muito acerca do tema.

«Este projeto, baseado em histórias reais, serve para mostrar a realidade, crua e dura, de muitas mulheres. É um grito de revolta de um artista homem, que tem noção da liberdade que possui e que lhe permite expor um trabalho como este. Já o tema musical que compus é uma expressão do que me foi ensinado acerca do que é ser-se mulher em Portugal e baseia-se numa história de violência doméstica que me é próxima», menciona o autor.

Quem quiser, pode ir ver este projeto à ArQuente das 17h30 às 21h00. Haverá, ainda, uma performance de Filipa Barata.

A entrada é livre.

Glantosz é o nome artístico de João Melo, um jovem farense de 17 anos, que concluiu, este ano, o Curso Técnico de Fotografia, na Escola Secundária João de Deus, em Faro.

 



Comentários

pub