Milhões do PRR dão a Lagos uma Área Empresarial «de nova geração»

Contrato foi assinado esta quarta-feira, em Lagos

Painéis fotovoltaicos, cobertura 5G e carregamentos para veículos elétricos. Os milhões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão tornar a Área Empresarial de Lagos «mais verde, mais digital e mais resiliente». O contrato entre a Câmara Municipal e a estrutura de missão que gere os fundos do PRR foi assinado esta quarta-feira, 2 de Março. 

Esta é, no Algarve, a única Área Empresarial que vai receber dinheiro do PRR para ter obras para reconversão que lhe permitam ser mais verde e mais digital.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, esteve na quarta-feira em Lagos para a assinatura deste contrato e não escondeu a satisfação pelo facto de o «PRR já estar no terreno».

«Muitas vezes, diabolizamos o investimento público, mas, neste caso, estamos a falar de um investimento público que é para os privados», considerou, em declarações ao Sul Informação. 

 

 

A Área Empresarial de Lagos tem cerca de 80 empresas lá instaladas, das mais diversas áreas, desde construção civil, a tecnologia e inovação.

São elas que vão usufruir deste investimento de cerca de 5 milhões de euros, que, além dos painéis fotovoltaicos, da cobertura 5G e do carregamento para veículos elétricos, também prevê a instalação de medidas ativas de prevenção e proteção contra incêndios.

A ideia, explicada pela ministra Ana Abrunhosa, é «tornar as empresas mais competitivas», mas também «atrair novos investimentos».

«Estas zonas industriais ficarão totalmente dotadas de novos equipamentos de última geração e isso torna-as mais atrativas e competitivas», disse.

Em declarações ao Sul Informação, Hugo Pereira, presidente da Câmara de Lagos, perspetivou que as obras arranquem em 2023.

 

 

«Já começámos contactos, temos estado a ouvir o mercado, até porque esta é uma área nova para nós. Não é hábito adquirir produtos destes. A nossa ideia é, no primeiro semestre, ter essa parte consolidada para, no segundo, lançarmos o concurso», explicou.

Uma das vantagens desta candidatura da Câmara de Lagos é estar prevista «uma área de expansão» da própria Área Empresarial.

«Este investimento vai permitir-nos dar um salto, ter uma área empresarial de nova geração, trazer os empresários ao barulho e mostrar as potencialidades que temos», disse Hugo Pereira.

O objetivo passa tanto por «melhorar as atuais condições e poder atrair novos empresários que qualifiquem a zona», acrescentou.

Para Ana Abrunhosa, é «urgente» que comece este trabalho, com as obras no terreno.

«Hoje já é tarde: vamos ao trabalho», concluiu.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub