Mark 6 é a empresa vencedora do concurso Inova Algarve 2.0

Cinco projetos receberam prémios monetários

A MarK 6 é a empresa vencedora do Concurso Inova Algarve 2.0 dirigido às PME da região. Na final do concurso que decorreu, esta quarta-feira, na sede do NERA, em Loulé, a empresa apresentou o EquaDynamics, um sistema de propulsão naval que transforma o desperdício em consumo e reduz o consumo, elétrico ou combustível, até 50%, assim como as emissões de CO2 para a atmosfera.

De entre os 15 os finalistas, foram distinguidos, nas diferentes categorias, os projetos: Gribb, em Turismo e Agroalimentar; Faro Story Spot, em Turismo e Tecnologias de Informação e Comunicação e Indústrias Culturais e Criativas; EquaDynamics, em Turismo e Mar; SAN – Saúde Integrativa, em Turismo e Saúde; e Âmago – Energia Inteligente, em Turismo e Energia Renováveis.

Cada um recebeu um prémio de cinco mil euros e o vencedor um prémio adicional de cinco mil euros.

Na categoria Turismo e Agroalimentar, valorizam-se os produtos da região, com a Gribb, de Portimão, que aposta na primeira produção biológica de cogumelos no Algarve, com 14 espécies, cinco das quais únicas a nível nacional e três com fins medicinais.

Esta empresa tem uma produção atual de 60 quilos por semana e «diferencia-se pela circularidade transmutando desperdício em alimento, com um modelo de agricultura vertical e 100% biológico».

Na categoria Turismo e Tecnologias de Informação e Comunicação e Indústrias Culturais e Criativas, o vencedor é o Faro Story Spot, da Good Moments, que dá a conhecer a História de Faro, a relação da cidade com a Ria Formosa e a Dieta Mediterrânica.

Este é um projeto baseado na tecnologia e ferramentas multimédia, com abertura prevista para o final de Abril.

Na categoria de Turismo e Mar, a Mark 6 foi a empresa distinguida pelo projeto EquaDynamics, que tem em curso dois pedidos de patente e que foi o grande vencedor.

O projeto permite aumentar a autonomia das embarcações, atualmente o maior obstáculo à transição para a mobilidade elétrica naval.

A SAN-Saúde Integrativa, que pretende aplicar os princípios da sustentabilidade e a conexão à natureza como estilo de vida, foi a vencedora na categoria de Turismo e Saúde.

Este é um projeto pioneiro «assente numa equipa interdisciplinar tem em vista a construção de infraestruturas que permitam dar projeção internacional ao conceito».

Já na categoria Turismo e Energia Renováveis, venceu a Âmago – Energia Inteligente, que aposta na transformação de calor para águas quentes sanitárias, gerando poupanças superiores a 60%, eliminando a necessidade das tradicionais caldeiras de combustíveis fósseis, em hotéis.

O Concurso de Projetos Empresariais Inovadores Inova Algarve 2.0, cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE2020, contabilizou 63 projetos elegíveis, entre ideias e projetos implementados a partir de 1 de Janeiro de 2019, dos quais foram selecionados 15 finalistas, três de cada uma das cinco categorias.

 

 



Comentários

pub