Marcelo: Portugal está a dar «tudo o que pode» à Ucrânia

Presidente da República diz que, no que diz respeito aos refugiados, «quem quiser vir, é bem-vindo»

Foto: Arlindo Homem

Portugal está a dar tudo o que pode para ajudar a Ucrânia. Essa é a convicção do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve, este sábado, em Vilamoura, para participar na sessão de encerramento do congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.

A declaração de Marcelo Rebelo de Sousa surge depois de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, ter identificado Portugal como um dos países que podia ajudar mais a sua nação.

Ora, o Presidente português diz perceber que quem, «como o Presidente Zelensky, está a viver uma guerra queira sempre mais armamento, mais meios militares e mais apoios. Nesse quadro, há países muito mais ricos e próximos do que Portugal que podem dar mais do que nós temos dado, sendo que nós temos estado a dar tudo o que podemos e até, em muitos casos, coisas que não esperávamos poder dar».

Marcelo considera que «estamos a fazer aquilo que é possível fazer nas circunstâncias, isto é, no plano político e diplomático, tudo o que está ao nosso alcance».

Já no plano militar, Portugal está a ajudar «dentro das nossas disponibilidades. Quem tem disponibilidades e capacidades que nós não temos pode fornecer essas capacidades, nós podemos dentro do nosso limite. Em termos de acolhimento, a nossa posição é muito simples: quem quiser vir é bem-vindo», garantiu.

Neste âmbito do acolhimento dos refugiados ucranianos, o Presidente da República agradeceu aos portugueses «a recetividade» que têm tido.

 



Comentários

pub