Loulé aprova medidas para travar avanço de investimentos polémicos em Quarteira e Matos da Picota

No âmbito do processo de revisão do PDM

Loulé renovou e aprovou «as medidas preventivas que têm permitido travar o avanço de alguns investimentos que poderiam pôr em causa o desenvolvimento sustentável do concelho», nomeadamente aqueles previstos para a foz do Almargem e Trafal, para Matos da Picota e para o local onde se realiza o mercado semanal de Quarteira

«No âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) foram determinadas estas medidas preventivas que têm como objetivo geral não comprometer a execução das opções de planeamento a tomar no âmbito do processo de revisão do PDM em curso, evitando-se prejuízos resultantes da possível alteração das características das respetivas áreas abrangidas, seja do ponto de vista ambiental, social, económico ou urbanístico», enquadra Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Na prática, isto significa que, no local onde se realiza mercado semanal da fruta de Quarteira, a sul da Av. Francisco Sá Carneiro, numa área com cerca de 1,3 hectares, «foram prorrogadas as medidas preventivas aprovadas há 2 anos».

«Visto tratar-se de uma zona central, estratégica, sujeita a forte pressão imobiliária, esta medida pretende preservar esta área, obstaculizando ali qualquer tipo de construção residencial. É, de resto, intenção da autarquia de Loulé criar neste local um espaço público e verde para lazer e convívio da população», assegurou a Câmara louletana.

Já na zona de Quarteira Nascente, «coincidindo em parte com o local onde decorre o processo de criação da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e Trafal, numa área de 189 hectares, foram renovadas as medidas preventivas e a subsequente suspensão da eficácia do PDM em vigor».

«Finalmente, em Matos da Picota, numa área com cerca de 8,5 hectares, nas freguesias de Boliqueime e S. Sebastião, onde funcionou a antiga pedreira, a intenção do promotor em instalar uma unidade de gestão de resíduos despoletou um processo que culmina agora com o estabelecimento destas medidas e a subsequente suspensão da eficácia do PDM em vigor», acrescentou .

Os avisos que dão conta destas decisões, «mencionando nomeadamente os respetivos prazos de vigência e localizações», estão disponíveis para consulta no site do município.

 

 



Comentários

pub