VRSA homenageia Neto Gomes e Rogério Domingos pelos seus contributos para o ciclismo

Volta ao Algarve volta a passar neste concelho

Neto Gomes, jornalista e escritor vilarealense que foi durante muitos anos o speaker da Volta a Portugal em bicicleta, e o antigo ciclista Rogério Domingos vão ser homenageados pela Câmara de Vila Real de Santo António no dia 19, sábado, «pelos seus contributos para a promoção do desporto no concelho e pela sua dedicação ao serviço do ciclismo».

A homenagem, que acontece no dia em que a Volta ao Algarve passa pela cidade, está marcada para as 13h00 de sábado, junto à zona de partida da prova, na Avenida da República.

Neto Gomes nasceu em Vila Real de Santo António, a 27 de Outubro de 1944, e reside em Loulé há vários anos.

Embora tenha exercido várias atividades ligadas ao setor do turismo e do desporto e desempenhado funções em  entidades públicas, «é a ligação à escrita, e em particular ao jornalismo, que serve de elo condutor a toda a sua vida profissional. Marcou uma época, ainda hoje inigualável, como speaker da Volta a Portugal em Bicicleta».

Rogério Domingos nasceu a 19 de Fevereiro de 1948. Foi ciclista do Ginásio Clube de Tavira e é proprietário do restaurante Alpendre, uma referência regional para os adeptos das duas rodas. Participou em diversas edições da Volta a Portugal. Apesar de ter competido profissionalmente até 1968, organizou, ao longo de muitos anos, várias corridas não só em termos de formação, mas também na ótica de promoção da modalidade.

A 48.ª Volta ao Algarve foi hoje para a estrada e dura até domingo.

Uma das novidades desta edição da prova «é a quarta etapa, por ser o contrarrelógio mais extenso dos últimos anos e por marcar o regresso da corrida a Vila Real de Santo António, cidade que já não recebia uma partida de etapa desde 2009».

Este contrarrelógio terá 32,2 quilómetros, unindo Vila Real de Santo António a Tavira. «Pela extensão, permite que os contrarrelogistas puros possam gerir a corrida – incluindo as etapas de montanha – de forma a colocarem-se entre os favoritos ao triunfo na geral», segundo a Câmara de VRSA.

 

 



Comentários

pub