Município de Odemira promoveu semana aberta nas freguesias do Interior Sul

As Semanas Abertas nas Freguesias são uma iniciativa de democracia participativa

A primeira Semana Aberta nas Freguesias foi dinamizada pelo Município de Odemira nas freguesias do Interior Sul – Luzianes-Gare, Sabóia e Santa Clara-a-Velha, entre os dias 14 e 20 de Fevereiro, com o objetivo de promover uma maior proximidade entre o executivo da Câmara, Assembleia Municipal, dirigentes municipais, as Juntas de Freguesia e o território.

O presidente da Câmara Hélder Guerreiro faz um balanço bastante positivo desta primeira semana de deslocação e presença no território, com compromissos, partilhas e desafios traçados para um futuro próximo.

O autarca pretende dinamizar regularmente as Semanas Abertas nas Freguesias, num modelo de gestão autárquica de maior proximidade e maior contacto com a população pelo executivo e Assembleia Municipal, e de aprofundar o conhecimento das necessidades e prioridades das Freguesias.

A primeira Semana Aberta nas Freguesias incluiu a realização da Reunião de Câmara descentralizada em Santa Clara-a-Velha, com expressiva participação do público e mais focada nas necessidades das Freguesias do Interior Sul.

 

Foi promovido o diálogo com os agentes locais, com reuniões com a Direção do Agrupamento de Escolas de Sabóia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Comissões Fabriqueiras, empresários, associações e clubes das três freguesias.

Numa abordagem inovadora de trazer as entidades com responsabilidades na gestão do território aos locais onde é necessário intervir, foram promovidas reuniões temáticas com o Comando Distrital da GNR, a Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, a Direção da Zona Sul da CP – Comboios de Portugal, o Conselho de Administração da AgDA – Águas Públicas do Alentejo e a Coordenação Operacional do Alentejo Litoral da Rodoviária do Alentejo.

Ao longo da semana foram visitadas obras municipais em curso (como a requalificação urbana de Luzianes-Gare, Parque de Autocaravanas em Santa Clara-a-Velha (que é um projeto do Orçamento Participativo), a Fábrica da Moagem em Sabóia, entre outros investimentos previstos.

 

Foram também efetuados atendimentos descentralizados a munícipes pelo presidente e vereadores e promovido o contacto de rua com a população e as suas dinâmicas locais.

A Semana Aberta terminou com uma reunião entre o executivo e todos os Presidentes de Junta de Freguesia do concelho, numa oportunidade para balanço e articulação de ação territorial entre todos.

As Semanas Abertas nas Freguesias são uma iniciativa de democracia participativa, que decorre o programa de governação “Odemira 21_25”, que assume a participação cidadã como a base da gestão municipal e da intervenção do poder local no processo de desenvolvimento do concelho.

 

 



Comentários

pub