Moradores decidiram e quatro bairros de Quarteira já têm novos projetos no terreno

Trata-se dos bairros do IGAPHE, da Checul, da Abelheira e da Amendoeira

Uma zona de estar, um parque infantil e bancos públicos. Estes foram alguns dos investimentos feitos em quatro bairros de Quarteira, numa decisão dos moradores enquadrada no Orçamento Participativo. 

Segundo a Associação Oficina, que coordenou a iniciativa, os projetos, nos bairros do IGAPHE, da Checul, da Abelheira e da Amendoeira, estão concluídos.

A cada bairro foi inicialmente atribuída a verba de cinco mil euros e houve, ao longo de 10 meses, sessões de esclarecimento.

O projeto vencedor no IGAPHE foi a criação de um parque infantil e a colocação de alguns bancos públicos, «gerando, assim, um espaço familiar e de convívio que tem tido uma procura constante».

Ali ao lado, na Checul, a verba atribuída viabilizou a implementação de um mapa do bairro e de uma zona de estar, com bancos e máquinas de exercício físico.

 

 

Quanto ao mapa, «surpreendeu toda a equipa pela sua simplicidade e fundamento».

Segundo os participantes, o mapa «surge para responder a um problema sentido pelos moradores, quando em situações de emergência têm dificuldades em comunicar às autoridades a localização exata das respetivas habitações».

De resto, o mapa foi entregue em todas as casas e no posto da GNR, tendo sido colocado na sala de comando e nas viaturas que fazem o patrulhamento público.

Na Abelheira e na Amendoeira venceu a criação de um espaço de estar, com mesas e bancos, para que os moradores possam ter uma área de confraternização e convívio.

Esta área «tem tido uma utilização surpreendente, chamando ao local inúmeras famílias, inclusive para a realização de festas de aniversário, bem como as muitas crianças que beneficiam das atividades desenvolvidas pela Associação Akredita em Ti, sedeada no bairro e parceira do projeto Quarteira Decide».

 

 

De acordo com a associação Oficina, «a reserva com que os residentes receberam a equipa do projeto nas primeiras sessões de esclarecimento deu lugar à satisfação e ao reforço da credibilidade das entidades envolvidas, pelo facto dos compromissos assumidos terem sido cumpridos».

A associação também realça o papel dos jovens tutores destes três processos de orçamento participativo.

«Residentes nos bairros e sem conhecimento prévio deste tipo de iniciativas, foram as mãos, os olhos e a voz do projeto junto das suas comunidades, divulgando as sessões públicas, mobilizando os vizinhos para a participação e coordenando a votação em urna dos projetos», diz.

O projeto Quarteira Decide conta com o apoio da incubadora alemã Civic Europe e é promovido por uma parceria composta pela Associação Oficina, a Junta de Freguesia de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Akredita em Ti.

 

 

 



Comentários

pub