Maria João Neves apresenta “Os Moçambichos” na Biblioteca de Loulé

Apresentação do livro terá lugar este sábado, dia 5 de Fevereiro, às 15h30

O livro “Os Moçambichos”, da autoria de Maria João Neves, é a obra que estará em destaque na rubrica “Livros Abertos”, da Biblioteca Municipal de Loulé, sendo apresentado este sábado, dia 5 de Fevereiro, às 15h30.

Sobre o livro, a escritora Lídia Jorge diz que «este texto é quase um roteiro de zoologia fantástica com a humanidade ao fundo».

«A humanidade representada pela avó e pela tia-avó. Mas o motor das cenas, quem as faz narrar, é a criança, ou a memória dela. A memória da criança curiosa e admirativa, fascinada pela estranheza e pelo perigo. As histórias são de revelação do exótico, seu inesperado, seu perigo de alarme: Jagra, elefante bebé, macaca voadora, crocodilos, orangotango, tubarões, leõezinhos… A tensão é feita entre a curiosidade da criança e a lembrança das idosas», salienta a escritora.

«A distância do tempo remete para uma geografia animal e telúrica que não mudou apesar da civilização ser outra. Nutre-se dos olhares contrastivos: o da criança e o das anciãs; o do passado africano e o do presente português», refere ainda Lídia Jorge”

Maria João Neves nasceu em Moçambique, sendo a quarta geração da sua família nascida em África.

Doutorada em Filosofia Contemporânea com uma tese sobre María Zambrano, é investigadora da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicado livros e artigos científicos, um romance (“Troika-me”, 2015) e crónicas.

Em 2002 escolheu a cidade de Tavira para viver, dedicando-se agora à filosofia, à escrita e ao ensino de yoga.

Em virtude das diretrizes da Direção-Geral da Saúde, para participar neste evento será obrigatória a apresentação de certificado digital.

 

Maria João Neves



Comentários

pub