Marcha/corrida em Castro Marim encerra projeto de prevenção do cancro

“MOV.On” decorria há 3 anos

Centenas de pessoas participaram na marcha/corrida de encerramento do projeto “MOV.On” (Movimento Oncológico pela Vida), que teve lugar ontem, domingo, dia 20, em Castro Marim.

Nos últimos três anos, o “MOV.On” promoveu estilos de vida saudável, como forma de prevenção do cancro, em dois países.

Ontem, para encerrar o projeto, foram promovidos dois percursos de marcha/corrida, «um mais curto, pelos patrimónios da vila raiana, e um longo, de mais de 10 quilómetros, pela paisagem encantadora da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António», segundo a Câmara castro-marinense.

Desenvolvido pela Associação Oncológica do Algarve (AOA) e cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal/Espanha (POCTEP), o “MOV.On” «assentou numa larga rede de voluntariado e de apoios institucionais, contribuindo para uma nova cidadania na saúde».

O projeto também permitiu continuar «a dar vida ao projeto iniciado pelo Dr. Santos Pereira, fundador da AOA e impulsionador e criador da Unidade de Radioterapia do Algarve [inaugurada em 2006], um algarvio que, na sua passagem, muito contribuiu para luta contra o cancro e qualidade de vida dos algarvios. Hoje a AOA continua com estes seus projetos, focados não só no tratamento mas também na prevenção».

 

 



Comentários

pub