Lídia Jorge apresenta “Selvagem” de Salvador Santos na Biblioteca de Loulé

Iniciativa vai realizar-se no próximo dia 17 de Fevereiro, às 18h30

A rubrica regular da Biblioteca Municipal de Loulé, “Livros Abertos”, vai contar com a apresentação da obra “Selvagem”, de Salvador Santos, no próximo dia 17 de Fevereiro, às 18h30, com apresentação da escritora Lídia Jorge.

Em “Selvagem”, o primeiro livro do autor, «a voz angustiada do sujeito e a violência errática do discurso são acompanhadas pela presença constante da noite. A noite enquanto metáfora da dor, da cegueira do pensamento e da barbárie a que o homem regressa constantemente. A passagem do tempo – a ruína das coisas e a aproximação da morte –, o avanço continuado das cidades sobre o litoral e a agonia do mundo rural são alguns dos temas tratados no livro», diz a autarquia de Loulé.

«Nos poemas comprometidos com o real nota-se uma sensibilidade lírica afetada pelo medo do futuro. O agravamento das desigualdades, as ameaças às liberdades fundamentais, a dissolução do passado e da memória, a destruição ambiental».

“Selvagem” é «a reação do autor à angústia de não encontrar, em si, ou ao seu redor, a capacidade para construir um mundo perfetível, o desejo de que a noite seja um raio de luz na claridade do dia», realça o município.

Nascido em Chaves, em 1979, Salvador Santos vive no Algarve desde os quatro anos, tendo crescido em Salir.

Após estudar em Loulé, rumou a Faro para frequentar o curso de Estudos Portugueses, na Universidade do Algarve, e por ali ficou a viver, tendo, entretanto, assumido funções de editor da “Sul, Sol e Sal”.

Há cerca de quatro anos mudou-se de malas e bagagens para Loulé e foi aí que nasceu, de forma inesperada, “Selvagem”, um livro de poesia editado pela D. Quixote e que apanhou de surpresa o próprio autor.

Além da apresentação a cargo de Lídia Jorge, no decorrer da sessão, Sérgio Sousa fará algumas leituras dos poemas, havendo também uma banca de livros e respetiva sessão de autógrafos.

 



Comentários

pub