Coletivo JAT volta a apresentar espetáculo “Asas de Papel” em Faro

Espetáculo contará com três sessões, nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, no auditório do IPDJ

Foto: JAT – Hugo Martins de Oliveira

O espetáculo “Asas de papel”, produzido pelo Coletivo JAT – Janela Aberta Teatro, vai voltar a subir aos palcos de Faro, com três sessões no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro.

A peça “Asas de papel” passou por Faro em 2020, com duas apresentações esgotadas no Teatro Lethes, e, mais uma vez, o JAT resolve «voltar a abrir o livro deste espetáculo mágico, sem palavras, que conta a história de mãe e filha que, absorvidas pelo ritmo diário do quotidiano moderno, acabam por afastar-se uma da outra».

«A mãe, escrava do trabalho, desconecta-se do seu lado humano, enquanto a filha se refugia num livro, que será a sua companhia e uma janela para mundos fantásticos», explica o JAT.

Através da leitura, «estímulo à curiosidade e imaginação», a filha «encontra personagens, aventuras, companhia e um contacto puro consigo mesma e com um mundo esquecido por aqueles adultos que renunciaram à sua parte mais íntima e pura. O entusiasmo da criança pela descoberta dos livros contagiará a sua mãe, permitindo que ela recupere sua humanidade, o sentido da vida e seu relacionamento com a filha».

Este espetáculo resulta de «um trabalho de sincronia coreográfica, num espaço vazio, onde o mimo e a interpretação colocam-se ao serviço de uma profunda mensagem sobre os riscos da mecanização da sociedade e da desumanização do indivíduo».

«Uma emocionante história de amor, imaginação e esperança», salienta o JAT.

Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa encenam este mimodrama, que conta com interpretação de Bruna Pinheiro, Ilda Nogueira, Jorge Oliveira, Laura Parneva, Patrícia Mendes e Vasco Seromenho.

As sessões de sexta-feira, 11 de Fevereiro, e sábado, 12, decorrerão às 21h30 horas, e a de domingo, às 17h00. Os bilhetes têm um custo de oito euros para adultos e de cinco euros para menores de 18 anos. As reservas podem ser feitas para o e-mail [email protected] ou através da site.

A peça também rumará a Sevilha, no dia 5 de Fevereiro, integrando a programação do 4º Festival ÉTICO, Encuentro de Teatro Inclusivo y Comunitario, no Teatro TNT Atalaya.

O JAT – Janela Aberta Teatro é uma companhia de teatro sediada em Faro, que nasceu «do desejo de formar uma companhia especializada em Teatro Físico: um teatro onde a fisicalidade do artista cénico assume especial relevância, e a pesquisa do corpo poético e extra-quotidiano é colocada ao serviço de novas dramaturgias. Um teatro que não necessita do uso da palavra, mas que não a deixa de parte».

A companhia é dirigida por Diana Bernedo, actriz e encenadora basca, e por Miguel Martins Pessoa, actor e encenador português, destacando-se, entre as suas criações originais, os espetáculos “Algo de Macbeth”, “As Bodas de Prata do Conde Baldinski”, “Filhos da evolução”, “Cocktail”, “Cinema Miami” e “Sai da Frente”.

Paralelamente à criação de espectáculos, o JAT desenvolve «um forte projeto de Formação Teatral no Algarve», com a oferta de «um leque de oficinas, onde se aprofundam disciplinas variadas do teatro em geral, e do teatro físico em particular, sendo solicitada para dirigir oficinas e workshops em Portugal, Inglaterra, Espanha e Itália».

 



Comentários

pub