Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Um concurso de máscaras, desfiles pelo centro histórico, arruada e visitas às escolas assinalam, a partir de quarta-feira e durante oito dias, o Carnaval em Sines, cujos tradicionais cortejos foram cancelados devido à Covid-19.

“Vamos ter uma série de atividades com associações do concelho e contamos com o envolvimento da comunidade no sentido de assinalar esta festa, que é tão popular”, disse hoje à agência Lusa o presidente da Associação de Carnaval de Sines, Rui Encarnação.

Apesar dos tradicionais corsos carnavalescos terem sido cancelados, devido à pandemia de Covid-19, a Associação de Carnaval de Sines, a Câmara e a Junta de Freguesia de Sines decidiram avançar com “um leque de iniciativas e atividades” para a celebração desta época festiva.

jf-quarteira

O programa, que arranca esta quarta-feira e se prolonga até 2 de Março, inclui “algumas iniciativas com as escolas” e com o Hóquei Clube Vasco da Gama e o Vasco da Gama Atlético Clube, que vão receber a visita da mascote “O Folião”, assim como a realização de um Concurso de Máscaras para “levar a alegria do Carnaval aos mais novos”.

De acordo com a organização, o centro histórico de Sines recebe, na sexta-feira, a “Noite da Matrafona”, iniciativa organizada pelo grupo folião Ferro & Fogo.

No sábado, está prevista a “Chegada dos Reis do Carnaval” e um desfile pelas ruas da cidade de Sines (10h00) e de Porto Covo (15h00), numa organização da associação de carnaval.

No domingo de Carnaval, a partir das 15h00, a associação convida a população a tirar a “sua melhor máscara” do armário e a participar na “Caminhada do Pagode” para “animar” as ruas e bairros.

“A melhor máscara habilita-se a ganhar um vale de 50 euros para gastar no comércio local”, indicou a organização.

Na segunda-feira, a partir das 20h30, está prevista uma “Arruada de Carnaval” pelas ruas da cidade mais carnavalesca do litoral alentejano.

“Vamos ter também alguns desfiles não organizados com o grupo Skalabá Tuka, elementos dos grupos de Carnaval e da população em geral que se queira juntar, cumprindo as regras sanitárias”, revelou Rui Encarnação.

O “Desfile da Folia” vai decorrer no sábado, às 21h30, e é repetido no domingo (17h00) e na segunda-feira (21h30), no centro histórico de Sines.

Na terça-feira, Dia de Carnaval, o desfile, às 18h00, arranca no centro histórico e termina no Jardim das Descobertas, na Avenida General Humberto Delgado, onde se realizam os tradicionais corsos carnavalescos.

Durante este período, decorre a iniciativa “Carnaval em Postal”, que incentiva as compras no comércio local, tendo os comerciantes sido desafiados a fazerem montras alusivas à época festiva.

O programa termina, na quarta-feira, dia 2 de Março, com o lançamento nas redes sociais de um vídeo do tradicional Enterro do Entrudo.

 



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Sul Informação - Distrito de Beja deixa de ter concelhos em risco muito elevado

Campeonato do Mundo de Pesca Freestyle Method já decorre em Alvito

Trânsito cortado geral

Condutor de camião morre em despiste no IC1 no concelho de Ourique

Sul Informação - Odemira facilita vida aos munícipes com novo Balcão Único Serviços Online

Odemira facilita vida aos munícipes com novo Balcão Único Serviços Online