Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

O Arade Azul, promovido pela Associação Teia D’Impulsos, voltou a assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, no dia 2 de Fevereiro, com especial enfoque para a educação ambiental junto da comunidade escolar.

A Teia D’Impulsos convidou as turmas do 5.º B e C das escolas EB 2,3 Júdice Fialho e EB 2,3 Nuno Mergulhão, de Portimão, para se juntarem à causa junto à ria de Alvor.

Assim, nos dias 2 e 4 de fevereiro, «ambas as escolas tiveram a oportunidade de descobrir mais acerca da temática, através de jogos didáticos, e de ajudar na limpeza costeira da zona tendo em vista a preservação daquela zona húmida, reconhecida a nível mundial pela Convenção Ramsar», explica a Teia D’Impulsos.

inframoura cada gota importa

Com máscaras, luvas, sacos de lixo, camaroeiros e pás, as crianças «tomaram conta do areal junto à ria de Alvor e iniciaram os seus trabalhos». Divididas em pequenos grupos, «cada elemento ficou responsável por um saco para determinado tipo de resíduos, outro por uma garrafa onde depositar as beatas de cigarros e uma das crianças levava consigo uma tabela de registo onde ia anotando os materiais encontrados».

Todas as crianças mostraram-se «bastante interessadas e entusiasmadas com o facto de contribuírem para a proteção do meio ambiente», realça a Teia D’Impulsos.

Estes dois dias de ação do Arade Azul contaram com a participação de 62 crianças, que «conseguiram recolher um total de 150 quilogramas de resíduos na praia, entre 1.013 unidades de plástico, 674 unidades de outros materiais como beatas e 279 unidades de papel e cartão».

A iniciativa contou com o apoio da Docapesca, que acompanhou as atividades e ofereceu brindes às crianças, da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, que procedeu à recolha e separação dos resíduos encontrados, da Junta de Freguesia de Alvor e do Município de Portimão.

 

 



Banner lateral albufeira
dengun

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Sul Informação - «É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]

«É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]