Muito melhor do que 2020, mas bem pior do que 2019. Este é o resumo dos números do turismo, em Dezembro, no Algarve, mês em que a região teve uma taxa de ocupação global média, por quarto, de 24,8%.
Segundo a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), este valor foi 32,6% abaixo do registado em 2019.
Mas, em comparação com 2020, a ocupação média subiu 123,4%. Em Dezembro desse ano, a taxa foi de 11,1%, segundo a AHETA.
Em Dezembro do ano passado, o mercado nacional diminuiu 30,9% e o externo também caiu 38,8%, face a Dezembro de 2019.
«Em termos acumulados, desde o início do ano, a ocupação quarto regista uma descida média de 47,3% e o volume de vendas uma descida de -37,0% face ao mesmo período de 2019», diz a AHETA.
Por zonas geográficas, face a Dezembro de 2019, as maiores descidas verificaram-se em Lagos/Sagres (-43,5%), Albufeira (-41,3%), e Lagos / Sagres (-39,0%).
O volume de vendas diminuiu 28,0%, em relação a Dezembro de 2019, e aumentou 136% face ao mesmo mês de 2020.
De acordo com a AHETA, as «vendas efetuadas através de plataformas online não incluem o pagamento das respetivas comissões, o que influencia o aumento homólogo do volume de vendas e, por essa via, os preços praticados».
Em Dezembro de 2021, 18,6% das vendas foram efetuadas através de operadores turísticos tradicionais, valor que compara com os 34,7% de 2019.
«As médias não se refletem de igual modo em todos os estabelecimentos, havendo discrepâncias em função das categorias e zonas geográficas», conclui a AHETA.