Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
faceco

A obra do Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel está em fase de finalização, anunciou a Câmara Municipal desta vila alentejana.

A empreitada, que conta com um investimento total de perto de 1,5 milhões de euros, já entrou no processo de acabamentos e deverá estar concluída em breve.

De acordo com a autarquia aljustrelense, o Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro, instalado junto a um dos poços de descida ao fundo da mina (Malacate Viana), tem como objetivo potenciar o setor turistíco, dando a conhecer o património, a identidade e a memória coletiva daquele concelho do Baixo Alentejo.

são brás de alportel

Esta operação, abrangida no Alentejo 2020 e que é comparticipada pelo programa FEDER, está incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Aljustrel e insere-se no âmbito da intervenção de recuperação ambiental e patrimonial da zona mineira abandonada, explica o município.

«Com esta obra, será possível requalificar esta zona e dinamizar este espaço público, tornando-o mais acessível e possibilitando o seu usufruto a toda a população. O que permitirá também concretizar um investimento que tem em vista a recuperação das antigas minas desativadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável», acrescenta a autarquia.

Este novo centro permitirá acolher os visitantes do Parque Mineiro. O edifício terá dois grandes núcleos. No primeiro, será criada uma ampla área de encontro e de receção, uma sala de exposições temporárias, que funcionará também como zona polivalente, uma área de snack-bar, dotada de uma esplanada com vista privilegiada para o Parque Mineiro, e uma loja de artesanato.

No segundo núcleo, que poderá ser designado de museológico, serão erguidas áreas expositivas distintas, mas que serão complementares.

 

 
Sul Informação

 
 



são brás de alportel

Também poderá gostar

Sul Informação - Administração dos Portos quer construir 50 casas para aliviar problema da habitação em Sines

Administração dos Portos quer construir 50 casas para aliviar problema da habitação em Sines

Sul Informação - Alentejo: Entidade Regional de Turismo prepara plano de atividades para 2025

Alentejo 2030 já aprovou 371 projetos com 200 milhões de euros de fundos europeus

Sul Informação - Fogo continua ativo e a ser combatido por meios aéreos em Silves

Autarcas do Baixo Alentejo querem helicópteros ligeiros em Ourique e Moura «o mais urgente possível»