Nova edição da revista “UALGzine” é dedicada aos doutoramentos

Revista dá a conhecer o percurso de 22 doutores/doutorandos, com enfoque nas “histórias” decorrentes dos seus projetos de investigação

A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar mais uma edição da revista institucional «UALGzine», dedicada à temática dos doutoramentos.

Segundo a UAlg, esta revista dará a conhecer «o percurso de 22 doutores/doutorandos, com enfoque nas “histórias” decorrentes dos seus projetos de investigação, e, consequentemente, na sua contribuição para a produção/transferência de conhecimento para a sociedade».

A revista, que tem uma periodicidade anual, tem esta edição, a número 14, dedicada aos programas doutorais em funcionamento, que se encontram distribuídos por cinco áreas científicas: Ciências da Saúde, Ciências Económicas e Empresariais, Ciências Exatas e da Engenharia, Ciências Naturais e do Ambiente e Ciências Sociais e Humanidades.

À semelhança das edições anteriores, destina-se a um público-alvo diversificado, mantendo «uma abordagem generalista e de fácil compreensão, recorrendo ao formato storytelling, mas sempre com o objetivo de promover o ensino e a comunicação de ciência».

Segundo os entrevistados, «torna-se evidente que a aposta num doutoramento será sempre uma forma de abrir novas oportunidades não só na Academia, mas também através da ligação à indústria e ao meio empresarial», realça a UAlg.

Tal como refere o reitor da UAlg, Paulo Águas, no seu editorial, a investigação associada a estes programas doutorais «tem vindo progressivamente a ser realizada no seio das Unidades de Investigação & Desenvolvimento, com ligação a projetos e sempre numa perspetiva de resolução de problemas, como ilustrado nos exemplos apresentados».

«Desse modo, estamos certos, contribuímos para a promoção cultural e científica da sociedade, capacitando-a para dar resposta às alterações sociais, científicas e tecnológicas. Os tempos que vivemos tornaram bem patente a importância do conhecimento, seja para encontrar soluções para responder à crise sanitária, seja para adaptação dos modelos de trabalho».

«A sociedade reconhece cada vez mais o papel central que as instituições de ensino superior desempenham na resposta aos grandes desafios societais, nomeadamente o combate às alterações climáticas e a transformação digital, entre outros», explica o reitor da universidade.

Através dos programas doutorais, prossegue, «queremos contribuir para um Algarve, um país e uma sociedade mais inteligentes, mais verdes e hipocarbónicos, mais conectados, mais sociais e mais próximos das pessoas».

Esta nova edição da revista UALGzine (PDF) pode ser descarregada no site da universidade. As edições anteriores podem ser consultadas aqui.

 



Comentários

pub