Lagoa reforça capacidade de testagem à Covid-19 no concelho

Uma das iniciativas será a instalação de um Centro de Testagem no recinto da FATACIL

Lagoa vai reforçar o despiste à Covid-19 com várias iniciativas e protocolos, entre eles a montagem de um Centro de Testagem no recinto do Parque de Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (FATACIL).

O Centro de Testagem à Covid-19, no recinto da FATACIL, abre esta manhã, disponibilizando à população a realização de um teste gratuito por semana, por marcação prévia através deste link.

O centro, numa fase inicial, estará aberto apenas às sextas-feiras à tarde e poderá, em caso de necessidade, vir a ter um período mais alargado de atendimento à população.

Para além do Centro de Testagem, o município de Lagoa prepara-se para prolongar, por mais seis meses, o protocolo que tem com a Associação Nacional de Farmácias.

Este protocolo permitirá à população residente no concelho e aos funcionários do município continuarem a realizar dois testes gratuitos nas farmácias aderentes (Farmácia Lagoa, Farmácia Maceta e Farmácia Ferragudo).

Neste momento, o concelho conta já com reforço de testagem à comunidade escolar, através da realização de testes rápidos, por parte de Cruz Vermelha, no Centro de Testagem situado nas instalações do antigo hospital de Lagoa, que permite não sobrecarregar o Sistema Nacional de Saúde (SNS).

A autarquia recorda que é, também, nas instalações do antigo hospital de Lagoa que «decorre a testagem à população, através do SNS, com a realização de testes PCR, sempre que um cidadão lagoense é convocado para a realização do mesmo por ter tido um contato de risco ou por suspeitas de contaminação».

O município informa que, «para além destes meios de testagem disponíveis no concelho, qualquer cidadão poderá efetuar quatro testes gratuitos através do regime excecional de comparticipação de testes do ministério da Saúde, nas farmácias aderentes».

O concelho de Lagoa tem como farmácias aderentes a Farmácia Maceta e a Farmácia Porches.

«Era de extrema importância reforçar a testagem no concelho, numa altura em que as nossas crianças e jovens vão regressar às aulas e que vai terminar o período de contenção decretado pelo governo», afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

«Temos que unir esforços para mitigar os efeitos da pandemia para prepararmos o período de época alta e salvaguardarmos a nossa economia», conclui o autarca.

 



Comentários

pub