Bloco de Esquerda defende criação de subsídio de risco para os bombeiros já este ano

Defendeu o cabeça de lista do BE pelo Algarve, numa visita a Vila do Bispo

O Bloco de Esquerda quer ver avançar o subsídio de risco para os bombeiros já em 2022, garantiu José Gusmão, cabeça-de-lista deste partido pelo Algarve nas Eleições Legislativas de 30 de Janeiro, durante uma visita que realizou ao quartel dos Bombeiros de Vila do Bispo.

«É incompreensível que profissionais que todos os anos arriscam a vida e a saúde a proteger o nosso território não beneficiem de um subsídio precisamente criado para compensar este tipo de atividades», considerou o candidato bloquista.

Durante a visita, a delegação do Bloco de Esquerda «tomou conhecimento das dificuldades financeiras da Associação, nomeadamente ao nível das compensações pelos serviços prestados às populações, que ficam frequentemente muito abaixo do preço de custo. Os responsáveis do quartel deram também conta dos problemas logísticos decorrentes da obrigatoriedade de reportar danos nas viaturas num prazo de 24 horas após as ocorrências, um prazo que, frequentemente, não permite identificar avarias, que são por isso custeadas pela Associação», segundo o BE.

Esta corporação «conta com 50 operacionais com elevado grau de profissionalização (34 assalariados) e participação feminina (15 mulheres)».

«Há, no entanto, dificuldades na formação, nomeadamente no acesso à Escola Nacional de Bombeiros, que dá prioridade a empresas privadas em detrimento dos bombeiros. Esta situação é tanto mais grave quanto mais exigente e multifacetada é a formação dos bombeiros, que têm de atuar num conjunto muito variado de circunstâncias de elevado risco e responsabilidade», considera o bloco.

«Os responsáveis do quartel chamaram ainda a atenção para a necessidade de um trabalho preventivo, e não apenas reativo, ao nível da saúde mental dos operacionais, que estão sujeitos a níveis elevadíssimos de pressão», concluem.

 

 

 



Comentários

pub