Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde Lacerda Sales afirmou hoje que as aulas vão ser mesmo retomadas no dia 10 de Janeiro, afastando a hipótese de serem adiadas devido ao aumento de casos de covid-19.

«Penso que essa medida [adiamento] não está garantidamente sobre a mesa. E, portanto, as aulas começam no dia 10 de Janeiro para as crianças, porque essa é uma medida fundamental para a saúde física, mental, social e psicológica das nossas crianças», afirmou o governante, em Coimbra.

O secretário de Estado respondia a questões dos jornalistas à margem da cerimónia de receção aos médicos internos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tendo considerado que o ensino presencial «é fundamental para as crianças».

Banner lateral albufeira

Salientando que não há alterações de medidas previstas, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde referiu, no entanto, que posteriormente, de acordo com a evolução epidemiológica, o Conselho de Ministros avaliará a situação.

Em resposta aos jornalistas, o governante disse ainda que o país tem capacidade de testagem à covid-19, através das mais de 1.400 farmácias aderentes e 700 postos de laboratoriais de testagem, salientando que Portugal é o quarto país europeu com mais testes realizados.

Segundo Lacerda Sales, Portugal tem mais de 26 milhões de testes efetuados e que só na quinta-feira, dia 30 de dezembro, foram realizados mais de 400 mil testes.

«Temos capacidade de testagem, temos testes, muitas instituições a testar, pelo que queremos que as pessoas se testem, porque é muito importante para controlarmos esta crise sanitária», disse.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde apelou ainda à população para não se dirigir aos hospitais e às urgências para realizarem testes covid-19, «porque tendo esta capacidade de testagem noutros locais poderão libertar o tempo aos profissionais de saúde para situações mais graves».

«O apelo que faço é para que quando o Serviço Saúde 24 passa o teste vão aos respetivos locais onde se podem testar: laboratórios ou farmácias», frisou Lacerda Sales.

 



Banner lateral albufeira
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - IPBeja: terminam amanhã candidaturas à pós-graduação em sustentabilidade e inovação em frutos secos

IPBeja abre candidaturas para concursos especiais de ingresso a licenciaturas

Sul Informação - Detido burlão do “Olá Pai / Olá Mãe”

Sindicato defende extensão da proibição do uso de telemóveis nas aulas até ao 12.º ano

Sul Informação - Medidas contra falta de professores permitiram atrair e reter 5600 docentes

Governo disponibiliza 6 milhões para obras urgentes em 28 escolas do país