Artistas expõem no refeitório do CHUA para ajudar ao bem-estar dos profissionais de saúde

Que impacto tem a arte na promoção da saúde? Que efeito tem a cultura no bem-estar físico e mental? Poderá a arte aliviar a tensão física e emocional?

Cinco artistas plásticos vão, até Março, expor os seus trabalhos no refeitório do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), em Faro, num projeto que quer ajudar a promover o bem-estar físico e emocional de todos os profissionais de saúde. 

A Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura (Faro 2027), em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e a Associação 289 desenvolveram este projeto que se chama “Arte pela Saúde”.

Esta mostra coletiva integra obras de Gustavo Jesus, Milita Doré, Régis Vincent, Fernando Sampaio Amaro e Leandro Marcos, artistas que de forma voluntária e gratuita se juntaram a Faro2027 nesta iniciativa.

Gustavo Jesus e Milita Doré já tiveram as suas obras expostas. Atualmente, são os trabalhos de Régis Vincent que estão patentes até 5 de Fevereiro.

Segue-se Leandro Marcos (8 de Fevereiro até 2 de Março) e Fernando Sampaio Amaro (5 de Março e 26 de Março).

O projeto teve início em meados de 2021, com a promoção de conversas entre os artistas da Associação 289 e funcionários do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, nomeadamente psicólogos que estiveram responsáveis pelas linhas de apoio psicológico aos profissionais de saúde. Esta fase contou ainda com visitas técnicas ao espaço e reuniões de planeamento de projeto.

«Um dos aspetos mais interessantes do projeto é a possibilidade dada aos profissionais de saúde de interagir com o artista», conta a Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura.

Através de um QR code instalado nas mesas do refeitório do CHUA, os profissionais de saúde podem enviar uma mensagem ao artista ou de responder a uma questão colocada por este em relação às obras expostas.

«A adesão ao projetos tem sido muito positiva e é gratificante ver os artistas receberem mensagens a agradecer pela exposição, a relatar que com este projeto o hospital é um lugar melhor ou mesmo a afirmar que as obras de arte expostas permitiram aliviar a mente», conta Isadora Justo, da Faro2027.

O projeto Arte pela Saúde foi inspirado na iniciativa” Un quadr oal mese: lárte in ospedale” desenvolvida no COVID Hospital OGR ASL, na cidade de Torino, em Itália.

 

 



Comentários

pub