Rio Arade e Olhão juntam-se a outras dez lotas portuguesas com certificação de segurança alimentar

No Algarve, também Sagres, Quarteira, Vila Real de Santo António viram a sua certificação renovada

Rio Arade e Olhão, a par de Peniche, são as três novas lotas portuguesas a conseguir a certificação ISO22000, pela APCER, do sistema de gestão da segurança alimentar implementado pela Docapesca.

A Docapesca obteve a certificação ISO22000, pela APCER, do sistema de gestão da segurança alimentar de nove lotas nos últimos cinco anos, a que se juntam agora estas três.

No presente ano, além de estender a certificação a essas três novas lotas, foi também renovada a certificação das lotas de Sagres, Quarteira, Vila Real de Santo António, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Aveiro, Figueira da Foz, Sesimbra e Setúbal.

Sendo a higiene e a segurança alimentar do pescado um dos «objetivos estratégicos» da Docapesca, a empresa tem vindo a «reforçar as condições de segurança e qualidade alimentar através da requalificação dos edifícios e equipamentos e da melhoria dos procedimentos organizacionais, com vista à implementação de um sistema de gestão de segurança alimentar qualificado».

Esta certificação é considerada pela Docapesca como «essencial», na medida em que a empresa «tem a responsabilidade pela aplicação das normas de segurança alimentar ao pescado transacionado nas lotas do continente português, contribuindo também para a valorização do produto e para o reforço da rastreabilidade do pescado e da informação ao consumidor».

«Garante-se, assim, de forma independente e imparcial, o reconhecimento de que os produtos são fornecidos de forma segura, com qualidade e em conformidade com as exigências definidas pelas normas ISO 22000», explica a Docapesca.

 
 



Comentários

pub