Nova plataforma online permite reportar animais selvagens que sejam encontrados mortos

Plataforma “ANIMAS” é gerida pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)

Um novo site onde qualquer pessoa poderá reportar às autoridades competentes a morte de animais selvagens, de forma rápida e prática, está online desde ontem.

A plataforma “ANIMAS – Aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens” é gerida pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e permitirá, não só, manter um registo mais completo das mortes de animais selvagens, mas também «identificar situações em que essa mortalidade está aumentada e que precisam de ser investigadas».

«Nestas situações, as Autoridades Competentes devem atuar rapidamente, sendo, pois, necessário que sejam notificadas de imediato. Além disso, a mortalidade é um indicador fundamental para a deteção precoce de doenças de evolução aguda, como por exemplo a Peste Suína Africana em javalis», enquadra o ICNF.

Deve ser notificada a morte de todas as espécies selvagens de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

 

 

O instituto acrescenta que a notificação de animais selvagens encontrados mortos vai permitir «estabelecer valores base de mortalidade e limiares de alerta para as várias espécies», bem como «avaliar e identificar a necessidade de proceder a colheita de amostras nos animais mortos».

A remoção e eliminação dos cadáveres, por outro lado, passa a ser «mais rápida e eficiente» e torna-se possível «aplicar medidas de controlo adequadas e atempadas».

Qualquer pessoa pode notificar um animal que encontre morto, nomeadamente «médicos veterinários, agentes do SEPNA, guardas florestais, vigilantes da natureza, caçadores, gestores de zona de caça, pescadores, investigadores e público em geral».

Para isso, basta aceder à plataforma através do telemóvel, do tablet ou do computador para carregar uma fotografia do cadáver e colocar as coordenadas geográficas do local onde se encontra, entre outras informações pertinentes.

 

 

 



Comentários

pub