Muita chuva em todo o país marca esta semana de Natal, segundo o IPMA

Situação mais grave será na noite de Consoada e na madrugada e manhã do dia de Natal

Dias chuvosos na generalidade do território, com precipitação mais intensa e persistente a partir do dia 23 e até dia 26 de Dezembro. Esta é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta semana de Natal.

Segundo o IPMA, «as quantidades de precipitação esperadas são significativas, com os maiores valores acumulados a poder ultrapassar os 50 mm em 24 horas em muitos locais, em especial nas zonas montanhosas».

Estas condições meteorológicas devem-se à ação de um vasto campo depressionário no Atlântico Norte, estendendo-se desde a Terra Nova até à Península Ibérica. A este campo depressionário estarão associadas superfícies frontais ativas que irão atravessar em sucessão o território do continente.

Em particular, na noite de Consoada e na madrugada e manhã do dia de Natal, prevê-se «uma situação de tempo mais gravoso em todo o território continental, com ocorrência de precipitação forte e persistente (valores de precipitação prováveis da ordem de 40 mm em 6 horas), vento forte de sudoeste, com rajadas da ordem de 80 km/h, em especial no litoral e terras altas, e agitação marítima forte», acrescenta o IPMA.

Para quem for viajar durante estes dias de Natal, recomenda-se, por isso, muita precaução nas estradas de todo o país.

 
 



Comentários

pub