Chuva e vento forte provocam 42 ocorrências no Algarve durante o Natal

Ocorrências foram resolvidas com prontidão pela Proteção Civil

A situação meteorológica adversa que assolou a região algarvia com maior incidência na madrugada e dia de Natal provocou 42 ocorrências nas últimas 48 horas, revela o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve.

Segundo comunicado, os concelhos de Loulé (9) e Portimão (6) foram os mais afetados, muito embora também em Albufeira, Aljezur, Faro, Lagoa, Lagos, Monchique, Olhão, Tavira e Vila do Bispo tenham ocorrido situações, na sequência da precipitação e de episódios de vento forte.

Foram reportadas «16 quedas de árvore, dois movimentos de massa duas inundações, nove quedas de estruturas e 11 obstruções de vias rodoviárias, destacando-se o corte da Estrada Municipal 514 – Asseca, Ponte S. Domingos, na freguesia de Santa Maria e Santiago, Tavira, devido à subida da água», explica o Comando Regional.

 

 

Estas ocorrências exigiram «a intervenção de 186 operacionais, apoiados por 65 veículos dos diferentes Serviços Municipais e agentes de Proteção Civil, de onde se destacam os Corpos de Bombeiros».

«Todas as ocorrências foram resolvidas pelo patamar municipal da proteção civil, sem necessidade de reforço regional».

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil elevou, face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o nível do Estado de Alerta Especial para o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro (DIOPS).

Esta medida exigiu, entre as 00h00 de 24 de Dezembro e as 23h59 de 25, «o aumento da prontidão das forças de resposta e a antecipação de medidas operacionais que mitigaram o risco».

 



Comentários

pub