Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Uma delegação da CDU reuniu na passada quinta-feira, dia 23 de Dezembro, com Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (VRSA), tendo como assunto o Orçamento Municipal.

Segundo o partido, nesta reunião, a CDU «manifestou a sua preocupação e identificou alguns dos problemas aos quais deve ser dada resposta por parte da autarquia e cuja resolução deve ser vertida no próximo Orçamento Municipal.

Entre estes problemas identificados pelo partido está «a valorização dos direitos dos trabalhadores da autarquia, sendo necessária a eliminação das situações de precariedade e a aplicação do suplemento de penosidade e insalubridade em toda a sua extensão», bem como «a necessidade de perceber qual vai ser o rumo da autarquia, em matéria de serviços que foram privatizados e contratos ruinosos que lesam o concelho como, por exemplo, o do estacionamento pago».

festival do marisco de olhao

A CDU considera que «deverá existir uma política alternativa e devem ser tomadas opções que libertem o concelho das negociatas que foram construídas ao longo dos anos».

Outro dos aspectos realçado pelo partido na reunião está relacionado com as competências e os encargos que no próximo ano serão transferidos integralmente para a Câmara Municipal. «A CDU considera que tal opção «acarretará novos problemas quer para o funcionamento dos serviços públicos, quer para a própria autarquia. Uma Câmara como a de VRSA, que já hoje não consegue responder às suas obrigações, tenderá a confrontar-se com dificuldades acrescidas no futuro».

– Outros dos «problemas» apontados pela CDU prendem-se com «a necessidade de pôr fim à venda ao desbarato de património público e municipal» ou o «respeito pelos direitos dos trabalhadores, sem discriminações, e a valorização das suas condições de trabalho e das suas carreiras», algo que para o partido «são uma questão decisiva na gestão autárquica».

Também a «falta de pessoal em vários sectores, particularmente nos serviços operacionais e as más condições de higiene e segurança são alguns dos problemas que precisam ser resolvidos», a «necessidade de medidas que garantam o apoio ao movimento associativo e popular, bem como a promoção do desporto e da cultura deverá ser refletido no Orçamento» ou a «necessidade de uma política de investimento público em equipamentos e infraestruturas que não existem» são outros dos «problemas» apontados pelo partido.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

raimundo cdu

Podcast Voz da Campanha: A esquerda, a estratégia e agricultura

Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Podcast Voz da Campanha: Na cidade onde as ruas não têm nomes

epa12090729 Portuguese President Marcelo Rebelo de Sousa (L) casts his vote during early voting day for the legislative elections at a polling station in Vila Real de Santo Antonio, southern Portugal, 11 May 2025. Over 333,000 voters are eligible to participate in early voting, while election day is set for 18 May.  EPA/LUIS FORRA

Podcast Voz da Campanha: Voto antecipado do Presidente Marcelo foi em Vila Real de Santo António