Violência doméstica é tema de debate em Loulé

Participação é gratuita

Uma conferência sobre violência doméstica realiza-se no próximo dia 18 de Novembro, a partir das 9h00, no Auditório do Convento Espírito Santo, em Loulé. 

O objetivo é «promover o debate e a reflexão sobre a temática, pela voz de dois oradores que têm tido um trabalho importante nesta área: António Castanho, psicólogo do Ministério da Administração Interna, e Júlia Maria Joaquim Cardoso, jurista da APAV Algarve», diz a Câmara de Loulé.

A moderação da sessão estará a cargo de Alberto Guerreiro, chefe da Unidade Operacional de Promoção da Saúde, estando ainda previstas as intervenções do autarca Vítor Aleixo e da vereadora com o pelouro da Ação Social Ana Machado. As consequências, a mitigação e a prevenção desta problemática que afeta a sociedade portuguesa serão alguns dos pontos abordados.

Membro permanente na Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídio em Violência Doméstica, António Castanho forma pessoas das forças de segurança em temáticas relacionadas com esta matéria. Conferencista convidado em diversos eventos nacionais e internacionais ligados à violência doméstica, avaliação e gestão de risco e homicídios, é também professor no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Instituto Jean Piaget em temas relacionados com violência interpessoal e tratamento do trauma.

Coautor do “Manual do Policiamento da Violência Doméstica”, é autor e coautor de diversos estudos e artigos relacionados com estas questões.

A outra conferencista, Júlia Maria Joaquim Cardoso iniciou a sua colaboração com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima em 2007, como técnica de apoio à vítima, no Gabinete de Apoio à Vítima de Loulé.

Entre 2008 e 2013, participou no desenvolvimento de projetos cofinanciados na região do Algarve, na área do tráfico de seres humanos. Posteriormente colaborou como técnica de apoio à vítima no Centro de Acolhimento e Proteção CAP SUL, em 2015 assumiu funções como gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Loulé e em 2018 como diretora técnica do Centro de Acolhimento e Proteção CAP SUL.

Atualmente exerce funções como gestora regional da APAV Algarve.

O programa da conferência poderá ser consultado aqui.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.

Para mais informação, os interessados poderão contactar o telefone 289 400 882.

 



Comentários

pub