“Vamos tirar dúvidas…” sobre cuidados paliativos numa sessão em Quarteira

Iniciativa terá lugar esta sexta-feira, 26 de Novembro, no polo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé

O polo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé vai receber esta sexta-feira, 26 de Novembro, a rubrica “Vamos tirar dúvidas…”, dedicada aos cuidados paliativos. A sessão contará com a presença da médica Ana Karina Abreu e dos enfermeiros Andreína Tavares e Vítor Martins.

O objetivo desta tertúlia é «dar a conhecer os cuidados paliativos, nos seus princípios e na sua essência filosófica, esclarecendo também dúvidas existentes, naquilo que se pretende ser um diálogo aberto a todos», diz a autarquia de Loulé.

Nos últimos anos, com o aumento da esperança média de vida e com a evolução da Medicina, «temos assistido a um aumento significativo de doenças graves em fase avançada e/ou incuráveis e que se associam frequentemente a um conjunto de sintomas complexos que diminuem a qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores/familiares».

Cuidados paliativos «são todas as ações que visam melhorar a qualidade de vida de quem padece de problemas decorrentes de uma doença grave e/ou incurável e com prognóstico limitado».

Estas medidas destinam-se a prevenir e aliviar o sofrimento, com recurso à identificação precoce e tratamento rigoroso dos problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais, numa abordagem holística.

Apesar do grande benefício da prestação de cuidados paliativos na qualidade de vida dos doentes, uma grande percentagem de indivíduos que deles necessitam «não chegam a ser identificados e referenciados para equipas especializadas em nenhum ponto da evolução da sua doença».

Ana Karina Abreu é médica especialista em Medicina Geral e Familiar, pós-graduada em Cuidados Paliativos e coordenadora da ECSCP do ACES Central. Andreína Tavares é enfermeira especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica, mestre em Cuidados Paliativos. Vítor Martins é enfermeiro especialista em Médico-Cirúrgica, pós-graduado em Cuidados Paliativos.

A entrada na sessão é livre mas necessita de marcação prévia através do contacto telefónico 289 400 846.

 



Comentários

pub