Portimão transforma-se em “Aldeia Natal” durante 37 dias

Pai Natal chega ao cais de Portimão na enviada “Moira”

Portimão vai transformar-se numa “Aldeia Natal” entre 1 de Dezembro e 6 de Janeiro. A Casa do Pai Natal, uma pista de gelo, um presépio em tamanho real, um Comboio de Naltal e desfiles cheios de «cor e alegria» são algumas das propostas.

A Câmara de Portimão realça que, «sob o mote “Portimão, Um Sonho de Natal”, serão proporcionados 37 dias de pura magia, com vivências únicas em vários locais emblemáticos do centro da cidade, nos quais o espírito natalício tocará especialmente o imaginário dos mais pequenos».

No dia 1 de Dezembro, por volta das 17h00, o Rio Arade servirá de pano de fundo para a abertura do programa festivo, quando o Pai Natal chegar ao cais de Portimão na enviada “Moira”, uma embarcação típica de pesca recentemente restaurada e museografada pelo Museu de Portimão, acompanhado com banda musical, Mãe Natal e duendes musicais.

 

 

Segue-se um desfile em parada da zona ribeirinha até ao Largo da Mó e o regresso até à tenda situada na Praça da República, onde às 18h00 haverá um espetáculo musical, precedido pelo momento protocolar da ligação das luzes natalícias em todo o concelho.

Cerca das 18h45, o Pai Natal e a comitiva vão viajar de comboio e a pé até à Praça Manuel Teixeira Gomes, onde se localiza a Casa do Pai Natal, que será inaugurada às 19h00.

No que toca aos espaços públicos, além do habitual Presépio de grandes proporções que voltará a ocupar o Largo da Mó, uma Pista de Gelo com 200 metros quadrados vai funcionar numa tenda instalada na Praça da República. A pista pode ser utilizada todas as tardes, depois das 14h00 e até às 19h00, abrindo nos fins-de-semana entre as 11h00 e as 19h00, sempre com acesso livre.

Na mesma tenda, haverá diariamente, momentos musicais, sessões de ilusionismo e rábulas teatrais, que normalmente começarão às 19h00. Haverá espetáculos destinados à comunidade escolar durante a semana de 13 a 17 de Dezembro, com início às 10h30.

Na Casa do Pai Natal, na Praça Manuel Teixeira Gomes, que vai estar aberta das 11h00 às 19h00, as crianças podem escrever uma carta «com os seus desejos para o sapatinho, que deverão colocar no respetivo marco do correio».

No local estará disponível um fotógrafo para captar gratuitamente esses «momentos mágicos». As fotos podem ser depois levantadas no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

 

 

Ao lado, no Jardim Francisco Bívar, serão colocados o Baloiço do Beijo e o Baloiço do Abraço, enquanto no topo das escadas de acesso ao Jardim 1º de Dezembro, em frente ao Teatro Municipal de Portimão, ficará um banco gigante, «três atrações onde as famílias poderão captar imagens para mais tarde recordar», realça a autarquia portimonense.

O Comboio de Natal «será o meio de transporte ideal para conhecer de forma divertida todos os polos de animação existentes e fará diversas viagens diárias entre as praças da República e Manuel Teixeira Gomes, igualmente com entrada livre».

Ao longo deste período, as paradas temáticas serão uma constante pelas principais ruas de Portimão, como acontecerá nos dias 4 (Circo Fantástico), 8 (Alice no País das Maravilhas), 11 (Parada dos Palhaços), 18 (Princesa do Gelo) e 24 de Dezembro (Um Sonho de Natal). Nestes momentos, haverá muita música ao vivo e personagens alusivas ao imaginário infantojuvenil e ao universo circense.

A presença do Pai Natal e dos seus duendes pelas principais ruas de Portimão também vão ser uma constante, com desfiles diários entre as 10h00 e as 12h30 e das 15h00 às 17h00.

 

 

Entre 1 e 23 de Dezembro, haverá um Mercadinho de Natal no Jardim 1º de Dezembro, composto por casinhas de madeira destinadas a pequenos negócios de artesanato, novo design e produtos gourmet.

Este espaço vai estar aberto de segunda a sexta-feira entre as 17h00 e as 20h00, enquanto aos fins-de-semana e feriados poderá ser visitado das 15h00 às 20h00.

«Também diversos equipamentos municipais prepararam uma programação especial para esta época, como são os casos da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, Quinta Pedagógica de Portimão e Casa Manuel Teixeira Gomes, havendo luzes decorativas em cerca de três dezenas de arruamentos por todo o concelho, incluindo Alvor e Mexilhoeira Grande», realça a Câmara de Portimão.

«Para ajudar ao clima de festa», nos dias 8 e 20 de Dezembro a CMTV vai transmitir em direto, da tenda situada na Praça da República, o programa “Manhã CM”, entre as 9h00 e as 11h00, com apresentação a cargo de Duarte Siopa e Ágata Rodrigues.       

 «Em ambas as emissões será revelado ao país o sonho de Natal em Portimão, bem como outros motivos de interesse, com a presença de vários protagonistas do concelho, estando convidadas todas as pessoas a assistir ao vivo às emissões», enaltece a autarquia.

Todas as atividades de “Portimão, Um Sonho de Natal” têm entrada livre e respeitam as normas sanitárias em vigor, nomeadamente o uso de máscara, o distanciamento social e a desinfeção de mãos, cabendo a organização à Câmara Municipal de Portimão, que conta com o patrocínio oficial dos Jogos Santa Casa e os media partners Correio da Manhã e CMTV.

A programação detalhada destes 37 dias aqui.

Paralelamente, vão realizar-se dois espetáculos dirigidos aos mais novos, com ingresso pago. O primeiro, está marcado para 11 de Dezembro, Dia da Cidade, será o musical “Panda e Os Caricas na Ilha”, que terá lugar no Portimão Arena, com atuações às 11h00 e às 15h00.

Por fim, o espetáculo teatral “Alice no País das Maravilhas”, destinado a maiores de 3 anos, está agendado para as 16h00 de 18 de Dezembro no TEMPO.

 Os bilhetes para estes espetáculos podem ser adquiridos na bol.pt e nos locais habituais.

 



Comentários

pub