Peça “Silêncio e Tanta Gente” dá voz às vítimas de tráfico humano no Teatro Lethes em Faro

Peça de teatro será apresentada no dia 3 de Dezembro

“Silêncio e Tanta Gente”, uma peça de teatro que «dá voz às vitimas de tráfico humano, rompendo silêncios sobre a escravatura do tempos modernos», vai ser apresentada no dia 3 de Dezembro, às 21h00, no Teatro Lethes, em Faro.

A peça tem produção da Boutique da Cultura, em Lisboa, escrita de Sandra Benfica, do Movimento Democrático de Mulheres, e encenada por João Borges de Oliveira, com o objetivo de «confrontar o público com realidades que a televisão não mostra ou perante as quais nos vestimos com a pele da indiferença», diz o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), promotora da iniciativa.

«Gente que, em busca de uma vida melhor, é traída e transformada em mercadoria, vendidas, compradas, oferecidas, trocadas. Privadas de liberdade, são sujeitas a atroz violência e torturas».

Ao longo do espetáculo «ficamos a conhecer quatro histórias reais, as de Makahiya, Tikirit, Marco e Palbo, que ganham vida nas personagens interpretadas por Joana Tavares, Rita Dias, Tiago de Almeida e João Borges de Oliveira».

O tráfico de seres humanos é «a escravatura dos tempos “modernos”, fruto de redes criminosas organizadas, onde não se olha a meios para ceifar vítimas, independentemente das suas idades as crianças são apanhadas nas malhas do tráfico, como se percebe pelo testemunho de Tikirit, interpretada pela atriz Rita Dias», explica o MDM.

«Vidas que o tráfico roubou», trazidas a palco num cenário minimalista, «preenchido apenas pelos sonhos, angústias e o futuro comprometido das vítimas».

«Um coração não se cose com uma agulha e uma linha», lamenta-se uma das personagens. Houve uma adaptação, mas as histórias são reais e violentas. «É uma realidade dura», conclui o movimento.

Os bilhetes têm o preço solidário de três euros e podem ser adquiridos ou reservados através da bilheteira do Teatro Lethes (de terça a sexta-feira, das 14h00 às 18h00, ou nos dias de espetáculo, das 14h às 18h00 e das 20h00 às 21h00), bem como através de contacto telefónico 289 878 908, no mesmo horário, ou ainda através da BOL.

 



Comentários

pub