Outubro foi tão quente que há zonas do Algarve e Baixo Alentejo em seca severa

Nem as chuvas dos últimos dias de Outubro ajudaram muito

O recente mês de Outubro classificou-se como «muito quente» em relação à temperatura do ar e «normal» em relação à precipitação, em Portugal Continental, acaba de anunciar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Estas temperaturas e a pouca chuva no Sul fazem com que algumas zonas do Alentejo e do Algarve estejam em «seca severa».

Segundo o IPMA, o valor médio da temperatura média do ar, 17.73°C, foi o 6º mais alto desde 2000, com uma anomalia de +1.52°C em relação ao valor normal 1971-2000.

O valor médio de temperatura máxima do ar, 23.69°C, foi superior ao valor normal, +2.46°C, sendo o 5º valor mais alto desde 2000. O valor médio de temperatura mínima do ar, 11.77°C, foi 0.58°C superior ao valor normal.

Durante o mês passado, salienta-se «a persistência de valores de temperatura máxima do ar quase sempre acima do valor normal», sendo de realçar os períodos de 6 a 15 e 18 a 21.

Em relação à temperatura mínima do ar, e até dia 20, verificaram-se valores próximos ou superiores à normal, a partir de dia 22 os valores foram inferiores, verificando nos últimos dias do mês (29 a 31) uma subida acentuada.

O valor médio da quantidade de precipitação em Outubro, 87.7 mm, foi próximo do valor normal 1971-2000, correspondendo a 89%.

Durante o mês, destaque para o período de 28 a 31, com a ocorrência de precipitação, por vezes persistente e forte a muito forte, nos dias 29 e 31, nas regiões do Norte e Centro, e, no dia 30, nas regiões do Centro e Sul.

No entanto, essa chuva não foi suficiente para resolver o problema da seca. No final do mês de Outubro, 28% do território estava em situação de seca meteorológica, revela o IPMA.

Apesar de se ter verificado uma diminuição da área em seca meteorológica no Alto Alentejo, houve um aumento da intensidade no Baixo Alentejo e Algarve, com alguns locais na classe de seca severa.

 




Comentários

pub