Comitiva foi de Faro a Lisboa para entregar em mãos candidatura a Capital Europeia da Cultura

Cerca de trezentas pessoas e dezenas de motards apresentaram-se este domingo em Lisboa

Foto: João Melo

Uma comitiva composta por cerca de trezentas pessoas e dezenas de motards do Motoclube de Faro e da Moto Malta Faro acompanharam Rogério Bacalhau, presidente da Câmara farense, na ida a Lisboa este domingo, 21 de Novembro, para a entrega do “Bidbook” no ministério da Cultura.

Da comitiva fizeram também parte o grupo Folclórico de Faro, o grupo Coral Ossónoba, a Banda Filarmónica de Faro e o grupo Urban Xpresione, que atuaram durante a cerimónia.

A candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura «tem sido amplamente participada e muitos foram os grupos e associações, que têm vindo a colaborar no processo e que se quiseram juntar à comitiva», nomeadamente Associação Doina Algarve, Associação Nossa Senhora dos Navegantes, Associação de Proteção à Rapariga e à Família, Reffod e Sociedade Recreativa Bordeirense.

Em espírito festivo, «todas as pessoas da comitiva aplaudiram a chegada do “Bidbook” e formaram um cordão humano, sendo que o Livro de Candidatura passou pela mão de cada um dos presentes até chegar a Rogério Bacalhau para ser entregue no ministério da Cultura», diz a autarquia farense.

Após esse momento o presidente agradeceu a presença de todos e relembrou que «a entrega da candidatura de Faro a Capital Europa 2027 representa um marco importante num projeto de todos e para todos».

«Um projeto mobilizador, feito com muito trabalho e com muita dedicação, que vem afirmar o potencial da cultura enquanto importante ferramenta de desenvolvimento económico e social da região. Por tudo isso, e pelo empenho e envolvimento de toda a população na nossa candidatura, temos hoje motivos para celebrar. Já somos vencedores».

Depois da cerimónia, Faro2027 levou 45 crianças, apoiadas pela Associação Doina (Projeto Mudaki) e pela Associação de Proteção à Rapariga e Família, ao MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, numa parceria que «pretende afirmar-nos como uma candidatura inclusiva, onde todos têm acesso à cultura», conclui o município.

 



Comentários

pub