Atletas de 39 países vão fazer do Triatlo Internacional de Quarteira um «evento de luxo»

Integração do Campeonato do Mundo de Juniores no evento é a grande novidade

«Um evento de luxo» que vai receber cerca de 470 atletas de 39 países e que, apesar de já ter 19 anos, continua a crescer. O Triatlo Internacional de Quarteira Prof. Carlos Gravata começa já este sábado, 6 de Novembro, e também vai pôr a economia da cidade a mexer. 

A conferência de imprensa de apresentação da prova realizou-se na véspera do início da competição, junto à meta, em frente ao Dom José Beach Hotel.

Pelo Calçadão de Quarteira, iam passando muitos dos atletas que rumaram ao Algarve para disputar esta prova, que tem uma grande novidade este ano: a integração do Campeonato do Mundo de Juniores.

Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, considerou que este foi um salto «que há muito» era esperado.

«É a primeira vez que Portugal vai receber um Campeonato do Mundo de Juniores de triatlo, o que fará com que tenhamos uma melhoria muito significativa, recebendo novos países», disse.

É que, este ano, além se inserir na Taça da Europa de Elites e Juniores e na Taça de Portugal, o Triatlo de Quarteira também faz parte do Mundial de Juniores, o que faz com que atletas de países como México, Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia ou Coreia do Sul estejam presentes.

 

Foto de arquivo

 

«Teremos um evento de luxo. Vamos dar um salto do ponto de vista da organização e isso é importante», considerou Vasco Rodrigues.

Para Quarteira, este também é um evento crucial – ainda para mais, numa altura de retoma económica. O Dom José Beach Hotel aloja os atletas e João Soares, diretor da unidade hoteleira, garantiu que esta é uma prova «muito importante».

«Isto é aquilo que posiciona o Algarve na época baixa. Ao termos esta iniciativa, acabamos por gerar impacto na economia e também na imagem que fica das condições excelentes que temos», disse.

E, neste ponto, há algo que «ainda podemos trabalhar». «Temos o desafio da captação de estágios para levar isto ainda mais além», considerou o empresário hoteleiro.

Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, além de vincar o impacto na economia local desta prova, também falou na necessidade de expandir esses ganhos ao longo do ano.

 

 

«Nós tivemos um Outubro bom, mas o que nos interessa também é conseguir atrair mais estágios. Pela nossa parte, estamos sempre preparados para ajudar», considerou.

Carlos Carmo, vereador da Câmara de Loulé com o pelouro do Desporto, garantiu que essa é uma área em que a autarquia também quer trabalhar.

«Chegou a haver reuniões prévias, com federações, para lhes mostrarmos as facilidades que temos e esse é um trabalho que vamos voltar a fazer», disse.

Por enquanto, as atenções estão focadas no que se vai passar nas três provas: Mundial de Juniores, Taça do Mundo e Taça de Portugal.

Nos juniores, há uma grande esperança portuguesa. Alexandre Montez, que já se sagrou, por exemplo, vice-campeão olímpico jovem, em 2018. Alexandre esteve na conferência de imprensa e garantiu que vai lutar pela vitória: «um Campeonato do Mundo em Portugal é especial e estou preparadíssimo para estar ao mais alto nível», disse o atleta.

Este sábado, as provas do Triatlo Internacional começam às 13h00, com entrega de prémios às 17h30. Já no domingo, haverá competições quase o dia todo, começando às 8h45 e só terminando às 16h00.

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 

 



Comentários

pub