Albufeira já investiu 22 milhões de euros no apoio ao combate à Covid-19

«O ano de 2020 foi particularmente difícil, mas fizemos tudo quanto podíamos e até mais», diz o autarca José Carlos Rolo

A Câmara de Albufeira já investiu mais de 22 milhões de euros no combate à Covid-19, anunciou esta quarta-feira, 24 de Novembro, esta autarquia algarvia.

O dinheiro foi utilizado, por exemplo, na aquisições de bens e serviços para fazer face aos inúmeros problemas causados pela pandemia, como máscaras, produtos de limpeza, serviços de desinfeção, barreiras e sinalização, aluguer de equipamentos, computadores portáteis (110), tablets (584) e serviços informáticos para as escolas e para serviços de saúde e demais grupos da chamada “linha da frente”, ecógrafos e termómetros, ventiladores, testes ao vírus, serviços de transporte de doentes e a montagem de um Centro de Vacinação, que inoculou já 69652 vacinas.

Neste apoio, a Câmara investiu cerca de 4,2 milhões de euros.

Quanto a apoios financeiros a entidades externas, ascenderam a 4,1 milhões, nomeadamente para a criação do Fundo de Apoio Empresarial e para associações de classe e de âmbito social, nomeadamente: ACRAL, AHRESP, Albucoop – Cooperativa de Rádio Táxis de Albufeira, bem como à AHSA – Associação Humanitária Solidariedade Albufeira, Centro Humanitário de Silves- Albufeira da Cruz Vermelha Portuguesa, CASA – Centro de Apoio ao Sem-abrigo, APPIA – Associação Pró-Partilha e Inserção do Algarve, Sociedade S. Vicente Paulo, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Fundação António Silva Leal, Centro Paroquial de Paderne e ARFIA – Associação do Rancho Folclórico Infantil de Albufeira.

A autarquia deu ainda apoio à Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve AD-ABC.

As perdas de receita prenderam-se com a suspensão das tarifas fixas de água, águas residuais e resíduos sólidos, quebras de receita de IMT, de taxas de ocupação da via pública, de suspensão de rendas de espaços comerciais e isenção de pagamentos em transportes urbanos e escolares, bem como a isenção de pagamento de publicidade, numa verba de cerca de 13,8 milhões.

José Carlos Rolo aponta que este investimento foi «uma quantia considerável».

«Alguns investimentos que tínhamos previsto se fosse um ano dito normal, passaram para outro calendário, porque a prioridade são as pessoas, sempre, bem como o seu futuro. E neste âmbito, as crianças e os idosos mereceram-nos uma atenção especial», diz.

O presidente da Câmara Municipal reitera as suas esperanças no crescimento económico, esperando não ser necessário mais nenhum confinamento.

«O ano de 2020 foi particularmente difícil, mas fizemos tudo quanto podíamos e até mais. Tudo foi feito em nome das pessoas, para as pessoas e com as pessoas. E para acautelar o futuro, de modo a que Albufeira continue a ser o destino de sonho que sempre foi», conclui.

 



Comentários

pub